Principal jornal britânico destaca descaso de autoridades brasileiras com povos indígenas

O jornal britânico The Guardian, um dos principais periódicos do Reino Unido, destaca nesta segunda-feira (10) a precária situação enfrentada pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e pelas populações indígenas no Brasil. 

A publicação afirma que recentes cortes de recursos destinados à fundação — consequência de novas políticas orçamentárias e medidas de políticos conservadores no Congresso — prejudicam quase um milhão de indígenas no País e colocam em situação de vulnerabilidade as principais tribos brasileiras.

O The Gardian diz ter entrevistado um oficial da FUNAI, diversos líderes indígenas e cientistas. Segundo o jornal, o descaso de autoridades brasileiras com povos indígenas compromete a capacidade do País de cumprir compromissos internacionais em relação a mudanças climáticas e preservação ambiental. A situação da Amazônia — cujo desmatamento cresceu 29% no último ano — também é abordada. 

As dificuldades atuais da FUNAI são comparáveis àquelas enfrentadas no período da ditadura militar no Brasil, de acordo com um dos líderes indígenas entrevistados. Muitos das fontes são citadas anonimamente para evitar represálias, explica o The Guardian.

O jornal ainda aborda o fechamento de dezenas de sedes da fundação e as recorrentes invasões de territórios indígenas por madeireiros e mineiros, além de citar as 37 homicídios de índios nos primeiros cinco meses de 2017 — um aumento de 8 mortes em relação ao mesmo período de 2016.

Situação precária enfrentada por povos indígenas no Brasil é destaque em jornal britânico

Fonte: R7.com

Principal jornal britânico destaca descaso de autoridades brasileiras com povos indígenas

Marcadores:

Postar um comentário

[disqus]

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.