Política ou politicagem?

Você acredita na política? Nos últimos anos, a corrupção levou os brasileiros a se decepcionar com os políticos eleitos. A desilusão chegou ...




Você acredita na política? Nos últimos anos, a corrupção levou os brasileiros a se decepcionar com os políticos eleitos. A desilusão chegou a um nível tão alto que muitas pessoas pensam até em não votar neste ano. Atenção: é aí que mora o perigo. Nenhum país pode existir sem política, ou seja, sem administração. Isso significa que, se você não quiser decidir, outros decidirão por você – mas todos sofrerão as consequências.
Políticos ou corruptos?
Muitas pessoas ainda confundem política com politicagem. Você sabe a diferença? Política é a arte de governar e administrar. Durante as eleições, os brasileiros vão às urnas para escolher os representantes que farão política nos municípios, nos Estados e no País.
O problema é que alguns eleitos acabam se desviando no meio do caminho. Ou seja, em vez de fazer política e obedecer à vontade do povo, eles fazem politicagem e passam a trabalhar em prol de seus interesses pessoais. É aí que entram as trocas de favores, o “jeitinho”, os desvios de dinheiro público e outros problemas.
Fé e política
As diferenças entre política e politicagem foi um dos assuntos do programa Entrelinhas Fé e Política, apresentado pelo Bispo Renato Cardoso e disponível na plataforma UniverVídeo . Durante a conversa, Cardoso destacou que a política é uma necessidade. “O cristão precisa entender que não é possível viver em sociedade sem a política”, disse. Entretanto ele alertou que política é bem diferente de politicagem. “A politicagem prioriza os próprios interesses. A política pensa no coletivo, no todo.”
O Bispo Marcello Brayner lembrou que a politicagem também existe em outras esferas. “Até o eleitor pode praticar politicagem. Quando o eleitor fala que vai votar em um candidato, mas pede para asfaltar a rua dele, pede emprego, significa troca de favores. E na verdade o eleitor vota em benefício do coletivo e não do individual”, esclareceu.
Para o Bispo Edson Costa, a politicagem pode estar ligada a um aprendizado. “Desde pequeno, o brasileiro aprende a trocar favores para se beneficiar. Então, desde criança, ele olha para a política com esses olhos. Ele não tem a cabeça de pensar no todo, no grupo, na cidade dele, no Estado dele, na nação.”
Nas relações do dia a dia também é possível diferenciar a política da politicagem, como apontou o Bispo Sergio Corrêa. “Até mesmo dentro de um prédio existe a política, tem o síndico que coordena tudo. A visão do síndico tem que estar no coletivo, no bem maior de todos os moradores. Quando existe algum tipo de negociação fora do contexto da boa política, entra a politicagem, a malandragem, o interesse próprio daquele síndico ou daquele morador”, explicou.
O Bispo Antonio Bulhões, que exerce mandato de deputado federal, destacou a importância de fazer a distinção entre Igreja e fé, política e Estado. “Tem que haver a separação entre Igreja e Estado. O Estado não pode beneficiar uma determinada igreja e a igreja não pode querer gerir o Estado, o Estado é laico.” Entretanto ele destacou que fé e política estão interligadas. “Desde quando nascemos até morrermos, somos sócios do Estado. Nós temos direitos e deveres”, completou.
Até aqueles que não querem saber de política são impactados pelas decisões dos nossos representantes eleitos, como esclareceu o Bispo Adilson Silva. “A lei tem o poder de fazer que uma coisa certa se torne crime. Há países em que o cristão não pode sair na rua para evangelizar por causa de leis”, exemplificou.
Por isso, é fundamental avaliar as propostas e os valores de cada candidato. No dia 7 de outubro, vote consciente. Afinal, as decisões que serão tomadas pelos eleitos poderão ter impactos profundos em várias áreas da sua vida por muitos e muitos anos.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,5,Bahia,9,Barreiras,6,Brasil,9,Celebridades,1,Cinema,1,Economia,1,Entretenimento,2,Esportes,8,famosos,7,Festas,1,governo,1,Humor,1,internacional,7,Irecê,2,justiçá,7,Livros,1,Mundo,1,municípios,2,Oportunidades,1,Polemica,1,Polemicas,1,policia,3,Politica,24,Religião,1,Saude&BemEstar,1,Tecnologia,4,Tragedia,3,Turismo,2,Videos,5,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Política ou politicagem?
Política ou politicagem?
https://4.bp.blogspot.com/-2y-RzFlCOlQ/W5VRnID34EI/AAAAAAAAAMk/NebctgMs6Mwwq8Rc_vQXtdRxJPrBKDNOACLcBGAs/s320/1378-08-01-860x390.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-2y-RzFlCOlQ/W5VRnID34EI/AAAAAAAAAMk/NebctgMs6Mwwq8Rc_vQXtdRxJPrBKDNOACLcBGAs/s72-c/1378-08-01-860x390.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
http://www.vejaoeste.com.br/2018/09/politica-ou-politicagem_11.html
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2018/09/politica-ou-politicagem_11.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar