Equipe econômica pretende corrigir o FGTS acima da inflação

A equipe econômica e o conselho curador do FGTS estudam uma forma de cumprir uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro e melhorar ...



A equipe econômica e o conselho curador do FGTS estudam uma forma de cumprir uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro e melhorar a rentabilidade das contas do FGTS.
Os novos indicadores ainda não foram definidos porque os estudos começaram agora. No entanto, existe consenso entre o governo e o conselho do FGTS de que a nova fórmula vai garantir uma correção acima da inflação.
Hoje, dos cerca de R$ 400 bilhões depositados nas contas do FGTS, 65% são destinados para financiar habitação, saneamento e infraestrutura. O restante é que garante o rendimento das contas vinculadas dos trabalhadores, segundo técnicos ouvidos pela Folha.
A ideia principal que está na mesa é utilizar uma parcela desse dinheiro maior para as correções. Para isso, os técnicos estão fazendo simulações com diversos indicadores, como inflação, TLP (Taxa de Longo Prazo) e Selic.
Essas simulações devem mostrar qual será o impacto do aumento das correções do saldo das contas do FGTS sobre a manutenção da carteira atual de crédito, hoje administrada pela Caixa Econômica Federal.
Também querem saber em quanto essa nova política reduzirá a oferta de novas linhas de crédito e se elas ficarão muito mais caras.
Caso cheguem a um consenso, o governo e o conselho curador do FGTS devem promover uma série de debates com parlamentares antes de enviar um projeto de lei com as novas regras para o Congresso. A meta é concluir esse trabalho no segundo semestre deste ano.
Pela legislação em vigor, hoje, cada trabalhador tem seu saldo corrigido pela TR (Taxa Referencial) mais 3% ao ano. O problema é que, desde 1999, as correções ficaram abaixo da inflação. A única exceção foi 2017, quando a correção praticamente empatou com a inflação.
Isso porque a TR está atrelada ao juro básico da economia, que vem caindo desde 2016, e hoje está em 6,5% ao ano. O resultado prático é que a TR segue zerada desde setembro de 2017 e o FGTS vem sendo corrigido em 3% ao ano desde então.
Na prática, o saldo dessas contas está se deteriorando porque a inflação no período ficou acima desse patamar. No ano passado, o IPCA fechou em 3,75%. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, o índice acumulado bateu em 2,09%.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Bahia,28,Barreiras,43,Boa noticia,4,Brasil,51,Celebridades,1,Cinema,2,Economia,5,Educação,4,Entretenimento,5,Esportes,31,famosos,42,Festas,2,governo,13,Humor,2,internacional,28,Irecê,5,justiçá,55,Livros,3,Mundo,2,municípios,23,Oportunidades,7,Polemica,11,Polemicas,14,policia,11,Politica,169,Religião,7,Salvador,4,Saúde&Bem Estar,8,Saúde&Bem-Estar,4,Saude&BemEstar,5,Tecnologia,24,Tragedia,23,Turismo,5,Videos,18,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Equipe econômica pretende corrigir o FGTS acima da inflação
Equipe econômica pretende corrigir o FGTS acima da inflação
https://1.bp.blogspot.com/-BT_UC379cTo/XNixrk0lf2I/AAAAAAAABaI/VVDEtX_WIlIMRdp6Jgqoe6YG6JH-8xaPwCLcBGAs/s400/IMAGEM_NOTICIA_0%2B%25282%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-BT_UC379cTo/XNixrk0lf2I/AAAAAAAABaI/VVDEtX_WIlIMRdp6Jgqoe6YG6JH-8xaPwCLcBGAs/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_0%2B%25282%2529.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
http://www.vejaoeste.com.br/2019/05/equipe-economica-pretende-corrigir-o.html
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2019/05/equipe-economica-pretende-corrigir-o.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar