Cuidados bucais para o seu bebê

Os pais têm se preocupado com a saúde de seus filhos desde antes dos bebês serem concebidos, quando eles são planejados — e até mesmo p...


Os pais têm se preocupado com a saúde de seus filhos desde antes dos bebês serem concebidos, quando eles são planejados — e até mesmo por esse motivo, as mães iniciam o pré-natal odontológico antes de começar a tentar engravidar. Dessa forma, é possível garantir que estão saudáveis em todos os âmbitos, inclusive a parte bucal, já que pode influenciar diretamente em partos prematuros.
Por esse motivo, podemos entender como a saúde dos filhos é uma grande preocupação dos pais antes mesmo deles nascerem, entretanto, o foco da atenção não costuma ser a saúde bucal até o momento que os primeiros dentes começam a nascer, ou quando a dentição de leite começa a cair.
A verdade é que os cuidados bucais devem estar presentes desde o início. É importante que os pais estejam atentos desde o começo e que se preocupem em visitar um dentista infantil para saber mais sobre como devem agir em determinadas situações, assim como quais cuidados necessários tomar.
A quantidade de açúcar ingerida nas fórmulas, assim como o acúmulo de leite na boca e o simples ato de chupar os dedos, que são tão comuns, devem ser motivo de atenção dos pais, uma vez que pode influenciar diretamente na dentição das crianças.

Quando procurar por um dentista infantil?
Os pais se preocupam constantemente com a saúde de seus filhos e sempre se encontram em constante alerta. Dessa forma, ter um profissional que possa auxiliar e dar dicas importantes é essencial para eles não fiquem sobrecarregados.
A recomendação é que o odontopediatra seja procurado assim que os primeiros dentes começarem a nascer. Isso pode variar entre cada criança, mas costuma ser entre os 4 e 9 meses. Essa é uma fase complicada, uma vez que os bebês podem tornar-se irritáveis e até mesmo perder o apetite.
Entretanto, os cuidados devem começar antes da primeira visita. É importante que, ao menos duas vezes por dia, os pais higienizem a região bucal do bebê com uma gaze ou fralda úmida, usando o seu indicador enrolado na fralda para evitar o aparecimento de bactérias, assim como retirar os excessos de leite e comida.
As primeiras visitas do bebê ao dentista infantil são importantes por ser nesse momento, a partir do exame inicial, que o especialista poderá informar quais são os cuidados necessários para cada fase da criança. Além disso, é o momento ideal para que os pais se informem sobre a melhor maneira de realizar tais cuidados.
A partir da primeira, as consultas devem ser realizadas com uma periodicidade de seis meses, por todas as mudanças e novas fases que a criança vai passar. É importante que a criança esteja acompanhada de um especialista para garantir que tudo ocorra conforme o esperado.
Os cuidados em cada fase
Normalmente, é indicado que a escovação seja feita a partir dos 18 meses da criança, com os produtos adequados: atente-se às recomendações do dentista infantil, uma vez que o ideal é utilizar produtos próprios para cada idade.
Ou seja, principalmente nos primeiros anos, o creme dental deve ser sem flúor, assim como a escova tem que ser macia e de fácil aderência às mãos dos pequenos.
Durante a fase da infância, uma das maiores formas de aprendizado infantil é a partir do exemplo e do que eles veem com frequência.
Por esse motivo, é importante que os pais tenham o tempo de escovar os dentes ao lado dos filhos. Dessa forma, além de garantir que a escovação está sendo feita da maneira correta, também serve como incentivo para as crianças.
É recomendado que até os 8 ou 9 anos a criança seja acompanhada de perto em relação à escovação. Apesar de que, após essa idade, eles já estão prontos para seguir com a higienização bucal sozinhos, ainda assim é importante garantir que estejam realizando todas as etapas da maneira correta, inclusive passando o fio dental — algo que deve ser iniciado pelos pais desde o início.
Problemas recorrentes na infância
Atentar-se à alimentação das crianças é igualmente importante. Poucas pessoas sabem, mas é possível que o bebê tenha cáries no dente de leite. Muitos não consideram isso digno de atenção, uma vez que os dentes vão cair.
Entretanto, quando a cárie não é tratada, pode atingir o canal do dente de leite e contaminar a germe do dente permanente. Dessa forma, o dente pode sofrer alterações em sua estrutura e nascer com alguma imperfeição.
Por esse motivo, os pais devem ter atenção em relação à quantidade de açúcar ingerido pela criança, prevenindo que situações como essas ocorram. Da mesma forma, a quantidade de flúor também deve ser um motivo de atenção.
O flúor está presente na água como uma das formas de prevenção de cáries. Entretanto, durante as primeiras fases da criança, o seu excesso — através do creme dental e enxaguante bucal — pode causar uma condição chamada fluorose.
A fluorose são manchas esbranquiçadas ou amarronzadas que aparecem nos dentes devido ao excesso de flúor ingerido. A grande preocupação é a questão estética, uma vez que essa condição não faz os dentes ficarem mais fracos. A fluorose, entretanto, não desaparece dos dentes com o tempo, sendo possível retirá-las apenas com um tratamento abrasivo.
Por esses motivos, a visita ao dentista infantil deve ser realizada desde o início, para que, além da

criança acostumar-se com a presença do especialista e dos cuidados bucais, os pais também tenham as informações necessárias para garantir uma vida saudável aos seus filhos.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,17,Angical,1,Bahia,321,Baianópolis,2,Barreiras,214,Boa noticia,25,Bom Jesus da Lapa,4,Brasil,341,Brasilia,2,Catolândia,10,Celebridades,2,Cinema,13,Correntina,2,Cristópolis,2,Economia,42,Educação,22,Entretenimento,43,Esportes,117,famosos,164,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,1,Golpes,1,governo,43,Guanambi,7,Humor,2,Ibotirama,2,internacional,96,Irecê,8,justiçá,202,LEM,16,Livros,3,Luis Eduardo Magalhães,11,Mundo,3,municípios,116,Oportunidades,17,Pesquisa,20,Polemica,111,Polemicas,22,policia,61,Politica,1040,Religião,37,Riachão da Neves,9,Salvador,69,Santa Maria da Vitoria,4,Santa Rita de Cassia,1,São Desidério,1,Saúde&Bem Estar,6,Saúde&Bem-Estar,59,Tecnologia,50,Tragedia,55,Turismo,34,Videos,43,Vitoria da Conquista,3,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Cuidados bucais para o seu bebê
Cuidados bucais para o seu bebê
https://1.bp.blogspot.com/-WpBmwT8AjaY/XYurK51Gt0I/AAAAAAAADv8/mjZn6qOlGkQN3QwxWX-jQQVh11x8ZnR_wCNcBGAsYHQ/s320/Cuidados-bucais-para-o-seu-beb%25C3%25AA.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-WpBmwT8AjaY/XYurK51Gt0I/AAAAAAAADv8/mjZn6qOlGkQN3QwxWX-jQQVh11x8ZnR_wCNcBGAsYHQ/s72-c/Cuidados-bucais-para-o-seu-beb%25C3%25AA.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
http://www.vejaoeste.com.br/2019/09/cuidados-bucais-para-o-seu-bebe.html
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2019/09/cuidados-bucais-para-o-seu-bebe.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar