Operador financeiro relata que lavou dinheiro para Grupo Silvio Santos em delação

O operador financeiro Adir Assad, delator da Operação Lava Jato, revelou ter lavado milhões de reais para o Grupo Silvio Santos...




O operador financeiro Adir Assad, delator da Operação Lava Jato, revelou ter lavado milhões de reais para o Grupo Silvio Santos através de contratos fraudados de patrocínio esportivo. As declarações estão registradas em anexos do seu acordo de colaboração premiada, firmado com procuradores da força-tarefa.

Já a revelação agora ocorre pela Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil, que teve acesso a mensagens trocadas pelos procuradores no aplicativo Telegram.

Segundo o jornal, de acordo com os diálogos compartilhados, Assad não menciona o apresentador e empresário Silvio Santos. Ele aponta o sobrinho do apresentador, Daniel Abravanel, como um dos contatos no grupo, e cita o uso da empresa que comercializa a Tele Sena.

De acordo com as declarações de Assad, o esquema funcionou em duas épocas distintas. A primeira no final do anos 1990, quando o operador diz ter firmado contratos superfaturados de patrocínio entre suas empresas e pilotos da Fórmula Indy e da categoria Indy Lights. Neste período, ele disse que se relacionava com Guilherme Stoliar, que hoje é presidente do Grupo Silvio Santos.

Assad admitiu que o SBT precisava fazer um caixa paralelo, porém disse desconhecer a finalidade. Toda essa operação movimentou R$ 10 milhões na época, mas os pilotos patrocinados - Helio Castroneves e Tony Kanaan estavam entre os citados - "apenas viabilizavam espaços de publicidade" e não sabiam das irregularidades nas transações.

Já na segunda fase, iniciada em meados dos anos 2000, após acerto com Daniel Abravanel e com o pai dele, Henrique Abravanel, Assad diz ter feito contratos de imagem e de patrocínio na Fórmula Truck. Nesse caso, ele contou que transferia uma pequena parte aos esportistas e devolvia o resto, maioria em espécie, ao SBT. No depoimento, o operador explicou que o dinheiro era entregue a um diretor financeiro, chamado Vilmar, em um escritório do grupo, no centro de São Paulo.

O documento diz ainda que a Liderança Capitalização, responsável pela Tele Sena, pagou ao menos R$ 19 milhões para uma das firmas do operador, a Rock Star, no período de 2006 a 2011.

De acordo com a publicação, essas informações integram a versão final do acordo de colaboração do operador, firmado em 2017 e homologado na Justiça. O trecho que aborda o grupo Silvio Santo seria enviado à Justiça Federal de São Paulo para que, eventualmente, abra uma investigação sobre o assunto. O caso, no entanto, permanece em sigilo.

Procurados pela reportagem, o SBT e o Grupo Silvio Santos disseram, em nota, que não podem se manifestar a respeito "por desconhecerem o teor da delação". A defesa de Vilmar Bernardes da Costa, diretor financeiro das empresas de Silvio Santos na época, também disse que não pode se manifestar "sobre suposta delação sobre a qual não tem qualquer informação oficial". Já os advogados de Assad preferiram não comentar os termos do acordo de delação do operador.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,4,Bahia,62,Barreiras,73,Boa noticia,9,Brasil,91,Celebridades,1,Cinema,7,Economia,8,Educação,7,Entretenimento,9,Esportes,57,famosos,67,Festas,2,governo,19,Humor,2,internacional,34,Irecê,5,justiçá,97,LEM,2,Livros,3,Mundo,2,municípios,35,Oportunidades,8,Pesquisa,1,Polemica,19,Polemicas,21,policia,19,Politica,357,Religião,14,Salvador,9,Saúde&Bem Estar,8,Saúde&Bem-Estar,24,Saude&BemEstar,1,Tecnologia,29,Tragedia,35,Turismo,12,Videos,25,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Operador financeiro relata que lavou dinheiro para Grupo Silvio Santos em delação
Operador financeiro relata que lavou dinheiro para Grupo Silvio Santos em delação
https://1.bp.blogspot.com/-by1UPEa8yVg/XWq8mC6CvzI/AAAAAAAADFI/G7GvwxZyD-cMyvUJD1bzynAvhdy-ayFqQCLcBGAs/s320/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25283%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-by1UPEa8yVg/XWq8mC6CvzI/AAAAAAAADFI/G7GvwxZyD-cMyvUJD1bzynAvhdy-ayFqQCLcBGAs/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25283%2529.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
http://www.vejaoeste.com.br/2019/09/operador-financeiro-relata-que-lavou.html
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2019/09/operador-financeiro-relata-que-lavou.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar