5 dúvidas sobre usar aparelho dentário

Ter um sorriso bonito é algo que influencia diretamente em diferentes aspectos da vida de uma pessoa. Por esse motivo, a odontologia tem s...



Ter um sorriso bonito é algo que influencia diretamente em diferentes aspectos da vida de uma pessoa. Por esse motivo, a odontologia tem se especializado cada vez mais, através de diferentes técnicas, com uma tecnologia que vem se desenvolvendo de maneira exponencial.

Isso ocorre devido ao reconhecimento que se deu em relação à saúde bucal e os procedimentos da odontologia não serem apenas uma questão de estética, uma vez que impacta a qualidade de vida do indivíduo, como também o seu bem-estar.




O uso do aparelho ortodôntico é uma dessas maneiras de melhorar tanto a questão estética, como também todo o funcionamento da cavidade bucal, evitando maiores problemas e dores.

A seguir, confira algumas dúvidas frequentes sobre essa especialidade da odontologia, assim como o tratamento e o uso desse aparelho.

Por qual especialista procurar?
A odontologia possui diversas áreas de atuação e uma delas é a ortodontia. Através de uma consulta à clínica de ortodontia é possível corrigir a posição dos dentes, assim como dos ossos maxilares que estão posicionados de maneira incorreta.

Dessa forma, problemas provenientes dos dentes tortos ou que não se encaixam são evitados. Isso porque nessas condições, os dentes são difíceis de serem higienizados, podendo, inclusive, caírem precocemente. Além disso, os sintomas mais comuns desta condição são:
Estresse mandibular;
Dores de cabeça;
Dor na região do pescoço;
SÍndromes de ATM.

Ter uma boca saudável significa estar livre de dores, assim como ter o funcionamento pleno em todas as funções. Por esse motivo, o uso de aparelhos ortodônticos torna-se fundamental em alguns casos.

Qual a idade certa?
O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade, apesar de que o ideal é que comece quanto antes. O essencial é que as crianças realizem acompanhamento odontológico a partir do nascimento dos primeiros dentes, o dentista geral pode encaminhar assim que necessário para uma clínica de ortodontia.

Além de crianças e adolescentes serem a maioria, muitas pessoas apenas percebem que precisam fazer o uso de aparelhos ortodônticos na fase adulta quando têm acesso ao dentista pela primeira vez ou no momento em que os sintomas começam a causar muitos problemas, sendo necessária intervenção médica ou odontológica.

Quanto tempo dura o tratamento?
O tempo do tratamento ortodôntico vai sempre variar conforme cada caso e isso pode ser estabelecido apenas pelo especialista durante uma consulta à clínica de ortodontia. Entretanto, é possível que o ortodontista dê um prazo à princípio que, nos casos em que as orientações odontológicas não forem seguidos, esse tempo pode se estender.

Além disso, a principal condição que vai alterar essa questão é a seriedade de cada caso. Ou seja, quanto mais complexo for o caso, mais tempo o tratamento vai levar para que o resultado seja alcançado.

Quais são os benefícios?
Além do fator estético, que é um dos principais motivos para que as pessoas busquem pela clínica de ortodontia para realizar o tratamento, o benefício principal está na saúde bucal. Isso porque dentes apinhados, assim como tortos, podem trazer problemas com a oclusão da boca, assim como uma maior dificuldade na higienização.

Entre outros benefícios, está o de melhorar a distribuição mastigatória, fazendo com que tenha um menor desgaste nos dentes, assim como a diminuição de dores e estresse em algum lado da mandíbula.

Além disso, muitos adultos fazem o uso do aparelho ortodôntico para que se crie espaço para um implante dentário. Isso ocorre quando há a perda do dente e, com o passar do tempo, há uma diminuição nesse espaço por conta da migração que ocorre com os dentes restantes.

Cuidados durante o tratamento
A rotina de uma pessoa que faz uso do aparelho dentário fixo pode mudar. Isso porque, logo nas primeiras refeições a pessoa já pode perceber que os restos de alimentos são mais facilmente acumulados no próprio aparelho.

Por esse motivo, a higienização também deve mudar. Deve ser feito o uso de uma escova interdental, que tem como objetivo higienizar embaixo do fio do aparelho, ao lado dos bráquetes. Além disso, o uso do fio dental e a higienização da língua ainda são essenciais para uma boca saudável.

Um dos maiores cuidados, entretanto, está na alimentação. É importante evitar alimentos duros como castanhas, amendoins e pipoca, pois podem danificar o aparelho, entortando o fio ou quebrando os bráquetes. Nos primeiros dias após a colocação do aparelho, é importante a ingestão de alimentos macios, pois os dentes podem estar sensíveis ainda.

Caso tenha algum problema ou dúvida, é essencial realizar uma consulta na clínica de ortodontia para que tudo seja devidamente esclarecido. É indicado sempre retornar ao consultório quando o especialista orientar, para que todos os procedimentos sejam feitos da melhor maneira possível, atingindo o objetivo final, do sorriso bonito e de uma melhor autoestima.

falabarreiras

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,4,Bahia,76,Barreiras,79,Boa noticia,10,Brasil,101,Celebridades,1,Cinema,7,Economia,10,Educação,13,Entretenimento,9,Esportes,58,famosos,71,Festas,2,governo,23,Humor,2,internacional,40,Irecê,5,justiçá,115,LEM,2,Livros,3,Mundo,2,municípios,38,Oportunidades,8,Pesquisa,1,Polemica,22,Polemicas,21,policia,21,Politica,418,Religião,15,Salvador,13,Saúde&Bem Estar,5,Saúde&Bem-Estar,28,Tecnologia,32,Tragedia,36,Turismo,13,Videos,25,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: 5 dúvidas sobre usar aparelho dentário
5 dúvidas sobre usar aparelho dentário
https://1.bp.blogspot.com/--Uz9r_U3LOc/XYurttihlhI/AAAAAAAADwE/wt1pNzfoP3IEE5HDaYFILbm-PyGj_pjjQCNcBGAsYHQ/s320/5-d%25C3%25BAvidas-sobre-usar-aparelho-dent%25C3%25A1rio.jpg
https://1.bp.blogspot.com/--Uz9r_U3LOc/XYurttihlhI/AAAAAAAADwE/wt1pNzfoP3IEE5HDaYFILbm-PyGj_pjjQCNcBGAsYHQ/s72-c/5-d%25C3%25BAvidas-sobre-usar-aparelho-dent%25C3%25A1rio.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
http://www.vejaoeste.com.br/2019/10/5-duvidas-sobre-usar-aparelho-dentario.html
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2019/10/5-duvidas-sobre-usar-aparelho-dentario.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar