Confira o que aconteceu de mais importante na política em 2019

O que não faltou na política em 2019 foi polêmica. Em todos os níveis da administração pública, seja municipal, estadual ou federal não fa...



O que não faltou na política em 2019 foi polêmica. Em todos os níveis da administração pública, seja municipal, estadual ou federal não faltou assunto para discutir. Pensando nisso, o Varela Notícias relembrou os fatos mais importantes da área. Veja:

Posses
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Foto: Reprodução

Eleito com 55,17% dos votos no segundo turno das eleições de 2019, Jair Bolsonaro (Sem Partido) tomou posse do cargo no primeiro dia do ano. Porém, quem roubou a cena foi a sua esposa, Michelle Bolsonaro, que discursou em libras.

Reeleito governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse na renovação do seu mandato que poderia conversar com Bolsonaro, mas deixou claro que defenderia os seus pontos de vista. O petista também anunciou alguns nomes do seu secretariado.

Primeira baixa
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ministro da ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, foi a primeira baixa do governo de Jair Bolsonaro. A sua exoneração foi publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de fevereiro.

Em terras baianas, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD), já demostrava sua vontade de se candidatar à Prefeitura de Salvador.

Ex-presidente preso
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Foto: Folhapress / Fotoarena / Aloisio Mauricio

O ex-presidente Michel Temer preso pela Força-tarefa da Lava Jato, no dia 21 de março. O pedido de prisão preventiva assinado pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas. Os agentes também cumpriram mandado de prisão contra Moreira Franco, ex-ministro de Minas e Energia. Quatro dias depois, ambos foram soltos.

Ninho novo
Foto: Max Haack

Eleito deputado federal pelo PHS, Igor Kannário mudou de partido em abril e foi para a mesma sigla do seu padrinho político, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto. Sua antiga legenda não conseguiu eleger o número suficiente de parlamentares exigido pela cláusula de barreira. Kannário conseguiu se eleger com com mais de 50 mil votos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O governo Bolsonaro completou 100 dias no mesmo mês. Pouco tempo de pois, o ministro da Educação, Ricardo Vélez foi exonerado do cargo.

Estatuto aprovado
Foto: reprodução/ Simões Filho Online

Depois de anos de tramitação na Câmara Municipal de Salvador, o Estatuto da Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa foi aprovado no dia 29 de maio. O projeto havia sido protocolado há 10 anos pela então vereadora Olivia Santana (PCdoB).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dia depois, o prefeito ACM Neto foi reeleito como presidente nacional do Democratas (DEM), durante evento realizado em Brasília e contou com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Vaza-Jato”
Foto: Reprodução

Em junho, o site The Intecept Brasil, comandado pelo jornalista Gleen Greenwald, iniciou a publicação de uma série de reportagens que mostrava mensagens trocadas entre membros da Operação Lava Jato.As matérias fiocaram conhecindas como “Vaza Jato”. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro deu explicações na Câmara dos Deputados.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No mesmo mês estatuto que marco o início legal do Consórcio do Nordeste foi aprovado em Brasília. A ideia é proporcionar parcerias conjuntas entre os estados na busca de reduzir custos, diminuindo o preço de produtos e serviços. O governador Rui Costa é o presidente.

Rui x Bolsonaro
Foto: Manu Dias/GOVBA

Em julho, a inauguração do Aeroporto de Vitória da Conquista provocou uma verdadeira guerra entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador Rui Costa. Inicialmente estava previsto que os dois dividissem o palco, mas após uma série acusações, o chefe do executivo baiano desistiu de comparecer. Foi a primeira visita do presidente à Bahia após ser eleito
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dias antes, Bolsonaro foi flagrado se referindo aos governadores do nordeste como “paraíbas“, o que causou indignação nos gestores da região.

Aprovada em 1º turno
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno o projeto da reforma da Previdência no início de agosto. Dentre os parlamentares baianos, 24 votaram a favor e 15 votaram contra a aprovação do texto.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já na casa legislativa de Salvador, a polêmica foi entorno do projeto que isentou as empresas de ônibus de pagarem o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS). Depois de muito bate-boca, a proposta foi aprovada.

Planejou assassinato
(Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)

O ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, surpreendeu a todos quando revelou que foi armado armado para uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) com o intuito de matar a tiros o Ministro Gilmar Mendes. “Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele (Gilmar) e depois me suicidar”, contou.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Contra tudo
(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Outubro foi o mês em que a família Bolsonaro decidiu partir para o ataque de vez. O líder do clã, o presidente Jair Bolsonaro, publicou um vídeo nas redes sociais no qual ele se comparava a um leão sendo perseguido por hienas, que ele descreveu como o próprio partido o PSL, o STF, alguns veículos de comunicação, além da ONU, OAB e partidos de oposição. O episódio marcou um racha definitivo dos Bolsonaro com a legenda.

Já Eduardo propôs em entrevista, que se fosse necessário conter a esquerda, não via problema em propor a execução de um ‘novo AI-5‘. A declaração gerou muita repercussão.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, foi solto no dia 8 de novembro, após ter ficado preso por 1 ano e 7 meses na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba. O petista foi beneficiado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular a condenação em segunda instância.

Rixa de lado


Após passarem o ano inteiro trocando farpas, os dois principais gestores da Bahia resolveram selar a paz no último mês do ano. O governador Rui Costa e o prefeito de Salvador ACM Neto, inauguraram juntos o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, no bairro de Jardim Armação. Os dois adotaram um tom respeitoso e disseram que mais parcerias entre o estado e o município devem acontecer.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar de tantos acontecimentos, 2019 ainda reservava uma surpresa no seu final. Depois de muita especulação em torno do seu nome, o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, anunciou que não vai disputar a prefeitura de Salvador nas eleições de 2020 e segue no comando do Tricolor de Aço.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,15,Angical,1,Bahia,303,Baianópolis,2,Barreiras,194,Boa noticia,25,Bom Jesus da Lapa,4,Brasil,326,Brasilia,2,Catolândia,6,Celebridades,2,Cinema,12,Correntina,1,Cristópolis,2,Economia,41,Educação,21,Entretenimento,34,Esportes,113,famosos,155,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,1,Golpes,1,governo,42,Guanambi,6,Humor,2,Ibotirama,1,internacional,94,Irecê,6,justiçá,195,LEM,14,Livros,3,Luis Eduardo Magalhães,6,Mundo,3,municípios,113,Oportunidades,15,Pesquisa,18,Polemica,99,Polemicas,22,policia,56,Politica,994,Religião,36,Riachão da Neves,2,Salvador,61,Santa Maria da Vitoria,4,São Desidério,1,Saúde&Bem Estar,6,Saúde&Bem-Estar,58,Tecnologia,49,Tragedia,50,Turismo,33,Videos,42,Vitoria da Conquista,3,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Confira o que aconteceu de mais importante na política em 2019
Confira o que aconteceu de mais importante na política em 2019
https://1.bp.blogspot.com/-2ZECRwuFW_8/Xgua3sHnwYI/AAAAAAAAGqM/fpL7mA4JTk8R97W6HkljOH7ZnlqmsuYEgCNcBGAsYHQ/s320/politica-2019-1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-2ZECRwuFW_8/Xgua3sHnwYI/AAAAAAAAGqM/fpL7mA4JTk8R97W6HkljOH7ZnlqmsuYEgCNcBGAsYHQ/s72-c/politica-2019-1.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
http://www.vejaoeste.com.br/2020/01/confira-o-que-aconteceu-de-mais.html
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2020/01/confira-o-que-aconteceu-de-mais.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar