Ministro da Saúde diz que não há regra geral sobre isolamento social

O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse nesta quinta-feira (7) que o governo não tem uma uma regra geral para todo o país sobre a nec...


O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse nesta quinta-feira (7) que o governo não tem uma uma regra geral para todo o país sobre a necessidade do isolamento social. Segundo ele, diferentes medidas devem ser adotadas por estados e municípios a depender do avanço do novo coronavírus em cada local.
Teich, que assumiu a pasta da Saúde há cerca de 20 dias, participa de uma reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que debate ações preventivas contra o coronavírus.
“A gente tem desde medidas mais simples, que vão passar principalmente por distanciamento social, higiene das mãos, uso de álcool em gel e das máscaras, até situações em que vai ter que ter o lockdown [fechamento total, confinamento]. O problema é que não dá para trabalhar essa discussão como se o lockdown fosse a essência de tudo”, disse o ministro, ao ser questionado sobre qual a orientação do governo sobre o isolamento social.
De acordo com Teich, o ministério elaborou uma “matriz de riscos” para orientar os entes federados nas medidas. A matriz leva em conta critérios como a incidência e o crescimento da doença no local, a estrutura disponível, como hospitais, leitos deunidade de terapia intensiva (UTI) e ambulatórios para tratar os casos do novo coronavírus e os recursos humanos disponíveis.
“Com isso, a gente avalia o quão difícil vai ser para a estrutura suportar o crescimento [da doença]. A partir daí, você define se tem que segurar muito o número de casos novos e aí você pode ter que chegar a situações extremas como o lockdown”, disse Teich. “O que não podemos é transformar isso em uma discussão política, é uma discussão técnica. Vai ter uma situação para cada lugar e cada momento”, acrescentou.
Bloqueio total
O lockdown, uma espécie de bloqueio total, é considerado como uma medida mais radical de distanciamento social, quando o funcionamento de estabelecimentos e a circulação de pessoas é restringida ao máximo.
De acordo com o ministro, caberá a estados e municípios decidir qual o tipo de medida, inclusive o lockdown, deve ser adotada. “A orientação geral hoje é que se analise cada região com base nas variáveis, lembrando que essa é uma decisão local de estados de municípios”, afirmou.
A medida foi adotada no Maranhão na última terça-feira (5), por determinação judicial, em quatro municípios da região metropolitana de São Luís.
O lockdown também foi anunciado pelo governo do Pará, em 10 cidades, e vai funcionar de hoje até o próximo domingo (9) de forma “educativa”. Depois, punições poderão ser aplicadas em caso de descumprimento até o domingo (17).
No Ceará, a capital Fortaleza, decretou a partir de amanhã (8) a proibição da circulação de pessoas” em locais ou espaços públicos, “salvo quando em deslocamentos imprescindíveis para acessar as atividades essenciais”.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,8,Bahia,219,Barreiras,148,Boa noticia,18,Brasil,248,Celebridades,1,Cinema,9,Economia,33,Educação,17,Entretenimento,26,Esportes,88,famosos,130,Festas,3,Golpes,1,governo,38,Humor,2,internacional,71,Irecê,5,justiçá,167,LEM,3,Livros,3,Mundo,2,municípios,93,Oportunidades,13,Pesquisa,8,Polemica,61,Polemicas,21,policia,44,Politica,806,Religião,26,Salvador,40,Saúde&Bem Estar,6,Saúde&Bem-Estar,51,Tecnologia,46,Tragedia,47,Turismo,26,Videos,39,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Ministro da Saúde diz que não há regra geral sobre isolamento social
Ministro da Saúde diz que não há regra geral sobre isolamento social
https://1.bp.blogspot.com/-WiS3bOTDWRU/XrSR3JcCvoI/AAAAAAAAJiA/FXF0NTz6GJcJmwoWsxwUcYZYvRW6ZAVdwCNcBGAsYHQ/s320/bahia-ba-nelson-teich-foto-julio-nascimento-pr.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-WiS3bOTDWRU/XrSR3JcCvoI/AAAAAAAAJiA/FXF0NTz6GJcJmwoWsxwUcYZYvRW6ZAVdwCNcBGAsYHQ/s72-c/bahia-ba-nelson-teich-foto-julio-nascimento-pr.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
http://www.vejaoeste.com.br/2020/05/ministro-da-saude-diz-que-nao-ha-regra.html
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2020/05/ministro-da-saude-diz-que-nao-ha-regra.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar