Bahia tem 5 hospitais credenciados que realizam aborto previsto em lei

  Na Bahia pelo menos cinco hospitais estão credenciados na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) como unidades que realizam o procedimento ...

 





Na Bahia pelo menos cinco hospitais estão credenciados na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) como unidades que realizam o procedimento de interrupção da gravidez previsto em lei. Conforme publicado pelo Bahia Notícias nesta sexta-feira (4), somente nos primeiros seis meses deste ano, foram registradas 101 internações por aborto entre crianças e adolescentes no estado. O assunto tem sido altamente discutido desde que veio a tona um caso de uma menina do Espírito Santo submetida a um aborto aos 10 anos após ser vítima de estupro pelo tio. A situação chocou o país, rendeu debates e manifestações ideológicas, mas os dados mostram que ela não é inédita, distante e muito menos isolada (leia a reportagem completa).


No Brasil, o aborto é legalizado em apenas três situações: quando a gestação é decorrente de estupro; se a gravidez representar risco de vida à mulher; e nos casos de anencefalia fetal. Qualquer hospital que ofereça serviços de ginecologia e obstetrícia deve ter equipamento adequado e equipe treinada para realizar um aborto legal.

Conforme publicado anteriormente pelo BN, a organização "Mapa do Aborto Legal" ressalta que muitas unidades de saúde se recusam a realizar a interrupção da gravidez. Assim como aconteceu com a menina do Espírito Santo de 10 anos, grávida após ter sido estuprada pelo tio, que teve o pedido de realização do aborto negado pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam). Ela teve que viajar para Pernambuco para realizar o procedimento.

O site da entidade dispõe de uma ferramenta em que é possível procurar unidades de saúde em que o procedimento é realizado. A Bahia aparece no mapa com apenas dois hospitais com o status "seguem realizando aborto legal": o Hospital da Mulher, em Salvador, e o Hospital Esaú Matos, em Vitória da Conquista.


Mas a Sesab explica que há outras unidades credenciadas. Em Feira de Santana são o Hospital Inácia Pinto dos Santos e Hospital Estadual da Criança (HEC); e em Salvador o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), e a Maternidade Climério de Oliveira, além do Hospital Estadual da Mulher.

Sobre o Hospital Esaú Matos em Vitória da Conquista, a Saúde estadual esclarece que a unidade realiza aborto, mas não está cadastrada. É a mesma situação do Hospital e Maternidade de Juazeiro.

Os registros dos primeiros seis meses desse ano referentes a internações por aborto mostram que é como se a cada dois dias uma garota de 10 a 19 anos fosse hospitalizada no estado por interromper uma gravidez. No entanto os dados não especificam se os procedimentos foram realizados nas unidades de saúde, ou se tratam de atendimentos em decorrência de abortos espontâneos ou realizados clandestinamente, já que a interrupção de gestação é permitida por lei apenas em situações específicas.

Os números ainda revelam uma curva crescente de internações por aborto nos últimos três anos entre crianças e adolescentes. Enquanto em 2017 o número foi de 149, em 2019 houve um acréscimo de 55% e chegou aos 232. A média do ano passado foi de 19 internações por aborto por mês.


COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,15,Angical,1,Bahia,299,Baianópolis,2,Barreiras,185,Boa noticia,25,Bom Jesus da Lapa,4,Brasil,321,Brasilia,2,Catolândia,6,Celebridades,2,Cinema,12,Correntina,1,Cristópolis,2,Economia,40,Educação,21,Entretenimento,33,Esportes,112,famosos,151,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,1,Golpes,1,governo,42,Guanambi,5,Humor,2,Ibotirama,1,internacional,93,Irecê,6,justiçá,194,LEM,14,Livros,3,Luis Eduardo Magalhães,6,Mundo,3,municípios,112,Oportunidades,15,Pesquisa,17,Polemica,97,Polemicas,22,policia,54,Politica,991,Religião,35,Riachão da Neves,2,Salvador,55,Santa Maria da Vitoria,3,São Desidério,1,Saúde&Bem Estar,6,Saúde&Bem-Estar,58,Tecnologia,48,Tragedia,49,Turismo,33,Videos,42,Vitoria da Conquista,3,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Bahia tem 5 hospitais credenciados que realizam aborto previsto em lei
Bahia tem 5 hospitais credenciados que realizam aborto previsto em lei
https://1.bp.blogspot.com/-CC7M5aMXogQ/X1LapYO9qPI/AAAAAAAANrk/Fe3qHdtOZokG1UCSh9xa_EffVDJKPjyYQCNcBGAsYHQ/s320/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%252826%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-CC7M5aMXogQ/X1LapYO9qPI/AAAAAAAANrk/Fe3qHdtOZokG1UCSh9xa_EffVDJKPjyYQCNcBGAsYHQ/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%252826%2529.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
http://www.vejaoeste.com.br/2020/09/bahia-tem-5-hospitais-credenciados-que.html
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2020/09/bahia-tem-5-hospitais-credenciados-que.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar