Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara Federal

Atual presidente da Câmara e um dos principais defensores da agenda de reformas, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito em primeiro turno n...


Atual presidente da Câmara e um dos principais defensores da agenda de reformas, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito em primeiro turno nesta sexta-feira (1º) e comandará a Casa por mais dois anos.
O parlamentar teve 334 votos.
Agora, caberá a Maia tocar a agenda econômica do governo de Jair Bolsonaro (PSL), à qual já se declarou favorável. A reforma da Previdência, por exemplo, deve ser enviada ao Congresso ainda em fevereiro e terá de ser aprovada na Câmara antes de seguir para o Senado, tarefa que não foi possível no governo de Michel Temer.
Além disso, terá que lidar com pressões das bancadas temáticas, como a evangélica, ruralista e da bala, para colocar em votação projetos da agenda de costumes do governo, como o Escola Sem Partido. Nesse campo, tem dito nos bastidores que deve segurar propostas.
Para conseguir se eleger pela terceira vez consecutiva, fato inédito na Câmara, Maia contou com o apoio de partidos de todos os lados do espectro político.
Fazem parte do bloco centrado em torno do atual presidente da Casa partidos do centrão como PP, PR, PRB, Solidariedade e Podemos, bem como o PSL do presidente Jair Bolsonaro e siglas da centro esquerda, como PDT.
Com o voto secreto, é impossível determinar quais votos vieram de partidos da base do atual presidente e quais partiram de dissidências como de alas do PT e do PSB que, reservadamente, admitiam votar em Maia.
De outro lado, há parte dos partidos do chamado centrão, como o PP, e do próprio PSL, que resistiam à ideia da reeleição e podem ter partido para outro candidato.
Maia se elegeu pela primeira vez em 2016 para um mandato-tampão depois da renúncia do então presidente da Casa Eduardo Cunha (MDB-RJ). Com uma improvável aliança entre setores da esquerda e PSDB e DEM —logo após o impeachment de Dilma Rousseff— chegou à cadeira derrotando o candidato de Cunha, Rogério Rosso (PSD-DF).
Depois, em 2017, enfrentou resistência de adversários que afirmavam que ele não poderia concorrer, já que a Constituição veda a reeleição na mesma legislatura. Venceu, no entanto, a tese de que isso não era aplicável a mandatos-tampão e o parlamentar levou no primeiro turno, com 293 votos.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,6,Bahia,92,Barreiras,91,Boa noticia,11,Brasil,117,Celebridades,1,Cinema,7,Economia,11,Educação,13,Entretenimento,14,Esportes,70,famosos,83,Festas,2,governo,23,Humor,2,internacional,40,Irecê,5,justiçá,126,LEM,2,Livros,3,Mundo,2,municípios,45,Oportunidades,9,Pesquisa,1,Polemica,26,Polemicas,21,policia,22,Politica,465,Religião,15,Salvador,15,Saúde&Bem Estar,5,Saúde&Bem-Estar,31,Tecnologia,38,Tragedia,41,Turismo,15,Videos,28,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara Federal
Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara Federal
https://2.bp.blogspot.com/-CYE5KvlUCS8/XFT2G-z60fI/AAAAAAAAAnQ/mPGs5l8EbqUqRUhJdPlm8t6DW0ADkbpiQCLcBGAs/s320/IMAGEM_NOTICIA_0%2B%25285%2529.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-CYE5KvlUCS8/XFT2G-z60fI/AAAAAAAAAnQ/mPGs5l8EbqUqRUhJdPlm8t6DW0ADkbpiQCLcBGAs/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_0%2B%25285%2529.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2019/02/rodrigo-maia-e-reeleito-presidente-da.html
https://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2019/02/rodrigo-maia-e-reeleito-presidente-da.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar