A água pode acabar?

Anualmente, sempre no dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização d...




Anualmente, sempre no dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. O principal objetivo da data é o de alertar a população para a necessidade de preservar a fonte de vida do planeta terra, onde cerca de ¾ de sua superfície é composto por água.
Sobre o tema, diversas afirmações são disseminadas. Porém, entre elas, duas são bastante polêmicas. A primeira diz que a água vai acabar, e a segunda, contradizendo a primeira, diz que o recurso hídrico é inesgotável.
Em entrevista aos jornalistas Ana Carolina Cury e Decio Caramigo, do programa Brasil Notícias, que vai ao ar diariamente pela Rede Aleluia (99,5) e Rádio Record (AM 1000), o biólogo e educador ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, Cesar Pegoraro, tirou algumas dúvidas sobre estas afirmações e ressaltou a importância de usar a água de modo consciente.
“Na verdade, a água não vai acabar. O que teríamos é uma dificuldade cada vez maior para consegui-la com qualidade. Esse, talvez, seja o nosso maior desafio”, explicou o educador.
Já se passaram cinco anos desde que o Brasil se comprometeu a universalizar o acesso à água potável, entre outros pontos. Porém, mais da metade da população ainda não pode contar com tratamento de esgoto, segundo um estudo de saneamento básico no país, produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA).
O educador observa que mesmo possuindo o maior manancial do mundo, no Brasil, muitas pessoas adoecem por causa da qualidade da água que ingerem. Também pela falta de saneamento básico e, distribuí-la, requer um maior empenho do poder público.
“Não temos programas para a captação e uso da água de chuva, nem projetos e ações populares que contribuam com a preservação da água, como recuperação de áreas verdes, nascentes e margens dos rios”, pontuou.
Também em entrevista ao Brasil Notícias, a pesquisadora da Fundação Getúlio Vagas, especialista em governança e gestão ambiental e cidades, Laura Sílvia Valente de Macedo, comenta que muitas campanhas estão sendo incorporadas à discussão sobre o uso do recurso hídrico, como a questão da poluição dos oceanos. Para isso, no entanto, tem de haver essa educação ambiental.
“A atuação do governo é importantíssima. Porém, ao mesmo tempo, combater o desperdício e buscar sistemas mais eficientes de distribuição e de tratamento da água, não quer dizer que o consumidor tenha que delegar todas as responsabilidades só para o governo. As pessoas não têm só direitos, elas têm deveres. Então, é muito importante que saibam que o seu consumo de água causa impacto também para todas as outras pessoas”, concluiu a especialista.
Preservação e uso consciente
 Para o Dia Mundial da Água, o presidente Jair Bolsonaro anunciou uma campanha de retirada do lixo do mar. O Ministério do Meio Ambiente usará uma armação de metal em formato de tubarão-baleia como símbolo de combate à poluição marinha.
O tubarão de metal com 15 metros de comprimento será preenchido com o lixo que será retirado do mar. De acordo com o presidente, a campanha é a primeira etapa de uma agenda ambiental urbana.
Outra boa notícia é que o Distrito Federal é a primeira unidade da federação a regulamentar o reuso da água.
A Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) firmaram um convênio onde estudaram a possibilidade de utilizar a água da chuva e o reuso da chamada água cinza – que é o efluente doméstico com baixo grau de contaminação, proveniente dos chuveiros, pias de banheiro e máquinas de lavar.
O resultado do estudo foi a resolução publicada nesta semana que regulamenta a implantação, operação e controle da qualidade de sistemas prediais de água não potável.

(*) Entrevistas concedidas ao programa “Brasil Notícias”

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,5,Bahia,17,Barreiras,31,Brasil,30,Celebridades,1,Cinema,1,Economia,2,Educação,2,Entretenimento,3,Esportes,15,famosos,21,Festas,2,governo,9,Humor,2,internacional,18,Irecê,4,justiçá,25,Livros,2,Mundo,2,municípios,16,Oportunidades,2,Polemica,6,Polemicas,4,policia,8,Politica,83,Religião,2,Salvador,2,Saúde&Bem Estar,4,Saude&BemEstar,3,Tecnologia,10,Tragedia,13,Turismo,4,Videos,13,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: A água pode acabar?
A água pode acabar?
https://4.bp.blogspot.com/-17bmEfHJqAM/XJY7LMSNuJI/AAAAAAAAA58/bA6dcarTtTMVw7XVnnIDh-paIHQj0R4IACLcBGAs/s400/drop-of-water-261860_640.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-17bmEfHJqAM/XJY7LMSNuJI/AAAAAAAAA58/bA6dcarTtTMVw7XVnnIDh-paIHQj0R4IACLcBGAs/s72-c/drop-of-water-261860_640.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2019/03/a-agua-pode-acabar.html
https://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2019/03/a-agua-pode-acabar.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar