Seu filho tem confiança de se abrir com você?

Criar filhos nunca foi ou será uma tarefa fácil, por isso, é extremamente vital que os pais saibam lidar com cada fase de desenvolvimen...


Criar filhos nunca foi ou será uma tarefa fácil, por isso, é extremamente vital que os pais saibam lidar com cada fase de desenvolvimento deles, especialmente, a da adolescência. Nela ocorrem grandes mudanças comportamentais e psicológicas e, sem dúvida, requer dos pais uma atenção especial.
É nessa fase de afirmação que o adolescente mais precisa do apoio e do carinho deles. No entanto, é justamente nessa etapa que os pais mais erram por não saber lidar com o temperamento rebelde e arredio do filho.

Autoridade x diálogo

Muitas vezes, ao tentarem impor a autoridade, os pais acabam criando um abismo entre o filho e eles, o que é muito perigoso. Pois, quando isso acontece, dificilmente o(a) jovem se sentirá à vontade para se abrir com os pais quando estiver com problemas.
Deus também tem autoridade sobre nós, mas não a impõe. Ele nos deixa livres para escolher o nosso caminho e, como Pai, também sofre com as nossas escolhas erradas. Porém, nunca nos rejeita.
Por isso, toda vez que o seu filho lhe trouxer uma situação ou um problema que ocorreu, seja na escola, com os amigos ou em qualquer outro lugar, escute-o com atenção. Por mais que o primeiro impulso seja brigar, corrigir: controle-se. Respire fundo e procure entender as razões, os sentimentos e ouvir o que ele tem a dizer. Não faça julgamentos, tampouco o condene. Do contrário, nunca mais ele recorrerá a você.
Seu filho precisa se sentir acolhido
Para a psicóloga Edineia Dutra, responsável pelo programa social Escola de Mães, nessa hora, os pais devem aproveitar a oportunidade para deixar claro que o filho pode contar com eles em qualquer situação. Se ele perceber que pode contar com o pai e com a mãe não hesitará em se abrir com eles.
“A criança e o adolescente só vão se abrir se tiverem a certeza de que serão ouvidos, acolhidos e compreendidos. Sem julgamentos”, afirma a psicóloga. Ela acrescenta ainda que “pais atentos procuram desenvolver um relacionamento à base de diálogos com seus filhos”.
Além disso, a especialista orienta os pais a estarem presentes na vida do filho, não só fisicamente, mas, principalmente, emocionalmente. Somente dessa maneira conseguirão identificar as mudanças de comportamento dos filhos e possíveis conflitos que estejam enfrentando.
Para o adolescente é muito importante ter o apoio dos pais e ouvir deles palavras de afirmação e afeto. Não se trata de passar a mão na cabeça, mas de mostrar ao seu filho que, independentemente do que aconteça, você sempre irá amá-lo e que ele poderá contar com você.

Aja com seu filho como Deus age com você

Alguns pais adotam uma postura extremamente rígida por acreditarem que, dessa forma, evitarão que os filhos se percam. Todavia, isso só dificulta ainda mais a relação entre pais e filhos.
É preciso corrigi-lo, sim, mas com amor, conscientizando-o do quanto ele fará mal a si próprio se continuar agindo da mesma forma.
A psicóloga compara a relação dos pais com os filhos com a de Deus com o ser humano:
“É mais ou menos como Deus age conosco quando pecamos. Ele não apoia o nosso erro, mas também não nos despreza, não nos condena por causa dele. Quando vamos ao Seu encontro pedir ajuda, Ele nos acolhe e nos mostra o caminho a seguir. Você precisa usar com seus filhos a mesma misericórdia que Deus usa com você. Não é porque você teve uma criação rígida que deve dar a mesma para os seus filhos”, aconselha a psicóloga.

Seja parceiro e amigo do seu filho

Edineia orienta, ainda, os pais a serem parceiros e amigos do filho. Ela explica que isso não significa ser conivente com o erro dele, mas buscarem juntos uma solução para o problema.
Nessa fase tão turbulenta e cheia de conflitos o adolescente precisa se sentir amado e acolhido, e não julgado e condenado. O papel dos pais nessa fase, mais do que em qualquer outra, é orientar, aconselhar, apoiar, passar segurança, jamais impor autoridade e respeito, pois quando faz isso o efeito é oposto ao esperado.
Então, agora, tomando por base o relacionamento que você tem com seu filho, reflita e responda a si mesmo:
Se o seu filho estivesse passando por uma situação bem difícil, você acha que seria a primeira pessoa que ele pediria ajuda?

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,1,Bahia,47,Barreiras,60,Boa noticia,6,Brasil,79,Celebridades,1,Cinema,6,Economia,6,Educação,6,Entretenimento,8,Esportes,46,famosos,59,Festas,2,governo,18,Humor,2,internacional,31,Irecê,5,justiçá,86,LEM,2,Livros,3,Mundo,2,municípios,29,Oportunidades,7,Pesquisa,1,Polemica,14,Polemicas,20,policia,15,Politica,272,Religião,10,Salvador,9,Saúde&Bem Estar,8,Saúde&Bem-Estar,17,Saude&BemEstar,1,Tecnologia,28,Tragedia,32,Turismo,8,Videos,23,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Seu filho tem confiança de se abrir com você?
Seu filho tem confiança de se abrir com você?
https://1.bp.blogspot.com/-_JUJD-fAngw/XWvPw8224WI/AAAAAAAADGY/_zpmP0UpQ0wLcGAp5-mfETzzmP0hLTlkACLcBGAs/s320/GettyImages-1130374162.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-_JUJD-fAngw/XWvPw8224WI/AAAAAAAADGY/_zpmP0UpQ0wLcGAp5-mfETzzmP0hLTlkACLcBGAs/s72-c/GettyImages-1130374162.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2019/09/seu-filho-tem-confianca-de-se-abrir-com.html
https://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2019/09/seu-filho-tem-confianca-de-se-abrir-com.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar