Brasil reconhece senadora oposicionista a Morales como presidente da Bolívia

O governo Bolsonaro reconheceu nesta terça-feira (12) a senadora Jeanine Áñez, do partido Unidad Demócrata, como presidente interina da...


O governo Bolsonaro reconheceu nesta terça-feira (12) a senadora Jeanine Áñez, do partido Unidad Demócrata, como presidente interina da Bolívia, após a parlamentar, que fazia oposição a Evo Morales, se autodeclarar chefe do Executivo boliviano. No último domingo (10), o ex-presidente boliviano, acossado por denúncias de fraude nas eleições presidenciais, sofreu um golpe militar, sendo instado a renunciar do cargo – desde então, havia um vácuo de poder no país andino.
Em publicação no Twitter, o Ministério de Relações Exteriores congratulou Añez por “assumir constitucionalmente a Presidência da Bolívia” e saudou “sua determinação de trabalhar pela pacificação do país e pela pronta realização de eleições gerais”. O Itamaraty ainda declarou que “deseja aprofundar a fraterna amizade com a Bolívia”.
O Governo brasileiro congratula a Senadora Jeanine Añez por assumir constitucionalmente a Presidência da Bolívia e saúda sua determinação de trabalhar pela pacificação do país e pela pronta realização de eleições gerais. O Brasil deseja aprofundar a fraterna amizade c/ a Bolívia.
1.672 pessoas estão falando sobre isso
De acordo com a Folha e o Globo, o chanceler Ernesto Araújo também afirmou na terça, em um jantar com membros de delegações estrangeiras prévio à cúpula dos Brics em Brasília, que o “rito constitucional boliviano” está sendo cumprido. “Nossa primeira percepção é que está sendo cumprido o rito constitucional boliviano, e queremos que isso contribua para a pacificação e a normalização do país”, disse.
A autodeclarada presidente boliviana assumiu o cargo de mandatária do país após ter sido empossada presidente do Senado em uma sessão legislativa especial da Assembleia boliviana – ainda que não tenha conseguido reunir quórum para isso devido à ausência de parlamentares leais a Morales. Como nova presidente do Senado, entrou na linha sucessória à Presidência, reivindicando o cargo.
A senadora chegou à Assembleia Legislativa, em La Paz, carregando uma Bíblia, declarando aos jornalistas que “a “Bíblia volta ao Palácio” e chamando Morales de “covarde” por ter seguido para asilo no México.
“O presidente Morales saiu porque queria, porque não se atreveu a responder ao país, isso foi um ato covarde. Agora ele está no México querendo se passar como vítima e enganando o mundo inteiro dizendo que o que aconteceu na Bolívia foi um golpe”, disse à CNN. 
Em postagem no Twitter feita em 2013, a parlamentar dizia sonhar “com uma Bolívia livre de ritos satânicos indígenas”. “A cidade não é para índios, que se vão para o altiplano ou para o chaco”, completou.
Áñez reiterou na entrevista à CNN que “o que aconteceu foi uma sucessão e que ela está ocupando seu legítimo lugar” e que foi reconhecida como presidente da Bolívia depois de uma reunião com o comando militar.
Para Morales, “foi consumado o golpe mais esperto e ameaçador da história”. Em postagem no Twitter, ele disse ainda que “uma senadora golpista de direita se autoproclamou presidente do Senado e, assim, presidente interina da Bolívia sem quórum legislativo, rodeada por um grupo de cúmplices e com o apoio das Forças Armadas e da Polícia, que estão reprimindo o povo”.
Se ha consumado el golpe más artero y nefasto de la historia. Una senadora de derecha golpista se autoproclama presidenta del senado y luego presidenta interina de Bolivia sin quórum legislativo, rodeada de un grupo de cómplices y apañada por FFAA y Policía que reprimen al pueblo
41,7 mil pessoas estão falando sobre isso
O ex-presidente afirmou, ainda, que a autoproclamação de Áñez “atenta” contra a Constituição do país, que determina que a renúncia de um presidente deve ser aprovado ou rechaçado pelos parlamentares do país e que ela não está na linha sucessória à Presidência. “Bolívia sofre um assalto ao poder do povo”, disse.
A advogada de 52 anos disse que será formado um Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) por “pessoas que terão méritos e que não precisam prestar contas a um partido político da maneira mais vergonhosa”, prometendo convocar novas eleições “em breve”.

Além do Brasil, primeiro país a reconhecê-la como presidente da Bolívia, os Estados Unidos também reconheceram senadora como chefe interina do Executivo boliviano. Esperamos com interesse trabalhar com ela e outras autoridades civis do país enquanto organizam eleições livres e justas o quanto antes, de acordo com a Constituição”, escreveu no Twitter o subsecretário de Estado para a América Latina, Michael Kozak.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,17,Angical,3,Bahia,363,Baianópolis,4,Barreiras,231,Boa noticia,28,Bom Jesus da Lapa,6,Brasil,393,Brasilia,2,Catolândia,14,Celebridades,2,Cinema,14,Correntina,4,Cristópolis,2,Economia,46,Educação,27,Entretenimento,70,Esportes,138,famosos,185,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,2,Golpes,1,governo,47,Guanambi,11,Humor,2,Ibotirama,3,internacional,126,Irecê,9,justiçá,213,LEM,16,Livros,3,Luis Eduardo Magalhães,21,Mundo,3,municípios,133,Oportunidades,21,Pesquisa,25,Polemica,133,Polemicas,23,policia,74,Politica,1278,Religião,41,Riachão da Neves,16,Salvador,79,Santa Maria da Vitoria,6,Santa Rita de Cassia,3,São Desidério,1,Saúde&Bem Estar,6,Saúde&Bem-Estar,66,Tecnologia,56,Tragedia,61,Turismo,42,Videos,44,Vitoria da Conquista,7,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Brasil reconhece senadora oposicionista a Morales como presidente da Bolívia
Brasil reconhece senadora oposicionista a Morales como presidente da Bolívia
https://1.bp.blogspot.com/-z6zmJnKPg_Q/XcyGJAdiNlI/AAAAAAAAEw4/y3vO7bO5KY87TIt_FJm_zMmgZK-8Ct08ACNcBGAsYHQ/s320/1500x500.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-z6zmJnKPg_Q/XcyGJAdiNlI/AAAAAAAAEw4/y3vO7bO5KY87TIt_FJm_zMmgZK-8Ct08ACNcBGAsYHQ/s72-c/1500x500.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2019/11/brasil-reconhece-senadora-oposicionista.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2019/11/brasil-reconhece-senadora-oposicionista.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar