Maduro anuncia nova edição do Foro de São Paulo, mas com presença esvaziada

O ditador venezuelano Nicolás Maduro anunciou na noite desta terça-feira (7) que seu país vai receber no final do mês um novo e...




O ditador venezuelano Nicolás Maduro anunciou na noite desta terça-feira (7) que seu país vai receber no final do mês um novo encontro do Foro de São Paulo, grupo que reúne partidos, governos e movimentos de esquerda da América Latina.

"A ideia é organizar a agenda para este ano de 2020", disse Maduro em um estádio de beisebol em La Guaira, ao norte de Caracas.

O anúncio foi feito horas depois de deputados chavistas e opositores entrarem em confronto na sede da Assembleia Nacional -cada lado elegeu um presidente diferente para o comando da Casa e não reconhece o escolhido pelo adversário.  

A reunião do Foro, que deve acontecer em Caracas entre 22 e 24 de janeiro, pode ficar esvaziada, já que até o momento poucos líderes confirmaram presença.    

Maduro não especificou ainda quem exatamente fará parte da lista de convidados, mas um comunicado de seu partido, o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), mencionou alguns nomes.

Entre eles estão o dirigente do regime ditatorial de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e dois líderes dissidentes das antigas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Iván Márquez e Jesus Santrich -a dupla rompeu com o comando do grupo em agosto e anunciou a retomada da luta armada. 

A presença do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a ser especulada, mas fontes próximas a ele afirmaram que ele não vai. 

O Foro de São Paulo foi fundado em 1990, e reforçado pelo então líder opositor -e posteriormente presidente venezuelano- Hugo Chávez, em 1998, quando ele passou a ganhar projeção internacional.

Na década seguinte o grupo ganhou força com a chegada de diversos representantes da esquerda ao poder na América Latina. 

Além de Lula e Chávez, também participaram de reuniões do Foro nesse período o boliviano Evo Morales, o equatoriano Rafael Correa, o paraguaio Fernando Lugo, a chilena Michelle Bachelet e o uruguaio José "Pepe" Mujica, sem contar o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. 

Exceção ao nicaraguense, todos os outros já deixaram o poder. Com isso, os últimos encontros do Foro  ficaram esvaziados.

O mais recente, que aconteceu em junho também em Caracas, quase não contou com a presença de chefes de Estado e o espaço acabou preenchido por organizações e partidos de esquerda da região. 

Por outro lado, vem ganhando força o Grupo de Puebla, chefiado pelo chileno Marco-Enríquez Ominami e pelo colombiano Ernesto Samper, também voltado para discutir os rumos da esquerda na região.

A primeira reunião destes, que contou com a presença dos petistas Dilma Rousseff e Aloizio Mercadante, ocorreu em Buenos Aires, no final de 2019 -o próximo encontro deve ser em Santiago.

Mas quem ganhou protagonismo no grupo foi o então recém-eleito presidente da Argentina, Alberto Fernández, que em seu discurso deixou clara sua ambição de liderar uma esquerda moderada na região.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,6,Bahia,114,Barreiras,100,Boa noticia,11,Brasil,141,Celebridades,1,Cinema,8,Economia,15,Educação,14,Entretenimento,20,Esportes,77,famosos,94,Festas,2,governo,26,Humor,2,internacional,49,Irecê,5,justiçá,139,LEM,3,Livros,3,Mundo,2,municípios,52,Oportunidades,11,Pesquisa,1,Polemica,33,Polemicas,21,policia,27,Politica,526,Religião,20,Salvador,20,Saúde&Bem Estar,6,Saúde&Bem-Estar,35,Tecnologia,41,Tragedia,44,Turismo,20,Videos,31,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Maduro anuncia nova edição do Foro de São Paulo, mas com presença esvaziada
Maduro anuncia nova edição do Foro de São Paulo, mas com presença esvaziada
https://1.bp.blogspot.com/-7H_0JhKloSk/XheKw0-dtCI/AAAAAAAAG7A/xsYUYwJ-MSoHHxTa5WmAz9TMARlFhs20QCNcBGAsYHQ/s320/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%252815%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-7H_0JhKloSk/XheKw0-dtCI/AAAAAAAAG7A/xsYUYwJ-MSoHHxTa5WmAz9TMARlFhs20QCNcBGAsYHQ/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%252815%2529.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2020/01/maduro-anuncia-nova-edicao-do-foro-de.html
https://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2020/01/maduro-anuncia-nova-edicao-do-foro-de.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar