Bolsonaro diz que corta impostos sobre combustíveis se estados zerarem ICMS

Em uma nova escalada da tensão com os governadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (5) que ...




Em uma nova escalada da tensão com os governadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (5) que aceita baixar os tributos federais sobre combustíveis caso os chefes dos governos estaduais façam o mesmo com o ICMS.

"Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito. Tá ok?", disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

O presidente tem protagonizado uma queda de braço com os governadores sobre o preço da gasolina. Bolsonaro se queixa que, mesmo com reduções dos preços nas refinarias, o valor dos combustíveis não tem baixado para os consumidores.

No Twitter, Bolsonaro reforçou o tema, escrevendo "5 de fevereiro, coletiva: preço dos combustíveis e mais assuntos da semana, bom dia a todos".

No domingo (2), o presidente anunciou nas redes sociais um projeto para mudar a cobrança de ICMS sobre os combustíveis. Bolsonaro disse que a proposta deve estabelecer que o ICMS tenha um valor fixo por litro.

Hoje o imposto é uma porcentagem estabelecida por cada estado e pode chegar a 34%.

Além do mais, o imposto estadual é aplicado sobre um valor médio do litro que cada ente federado calcula a partir de uma pesquisa em postos. Como essa sondagem é feita a cada 15 dias, muitas vezes uma redução nas refinarias não se reflete imediatamente para o consumidor.

A ideia de Bolsonaro gerou reação entre os governadores, que temem perda de arrecadação.

Como resposta, governadores desafiaram o presidente a reduzir tributos federais sobre combustíveis e rever a política de preços da Petrobras.

Bolsonaro voltou ao tema nesta quarta.

"Olha o problema que eu estou tendo com combustível. Pelo menos a população já começou a ver de quem é a responsabilidade. Não estou brigando com governadores. O que eu quero é que o ICMS seja cobrado no combustível lá na refinaria, e não na bomba. Eu baixei três vezes o combustível nos últimos dias, mas na bomba não baixou nada", disse.

São dois os impostos federais que incidem sobre os combustíveis: o PIS/COFINS e a CIDE, que já está zerada para o diesel.

Para especialistas, é improvável que os governadores aceitem o desafio lançado por Bolsonaro. O ICMS dos combustíveis é uma das principais fontes de arrecadação dos estados, que vivem uma situação de crise fiscal.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,17,Angical,4,Bahia,370,Baianópolis,5,Barreiras,239,Boa noticia,28,Bom Jesus da Lapa,6,Brasil,414,Brasilia,3,Buritirama,1,Catolândia,17,Celebridades,2,Cinema,15,Correntina,4,Cristópolis,2,Economia,54,Educação,29,Entretenimento,74,Esportes,143,famosos,190,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,3,Golpes,1,governo,50,Guanambi,14,Humor,2,Ibotirama,4,internacional,140,Irecê,12,justiçá,218,LEM,16,Livros,3,Luis Eduardo Magalhães,21,Mundo,3,municípios,135,Oportunidades,23,Pesquisa,28,po,1,Polemica,148,Polemicas,23,policia,76,Politica,1376,Religião,46,Riachão da Neves,17,Salvador,82,Santa Maria da Vitoria,6,Santa Rita de Cassia,3,São Desidério,1,Saúde&Bem Estar,7,Saúde&Bem-Estar,67,Tecnologia,61,Tragedia,64,Turismo,42,Videos,44,Vitoria da Conquista,10,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Bolsonaro diz que corta impostos sobre combustíveis se estados zerarem ICMS
Bolsonaro diz que corta impostos sobre combustíveis se estados zerarem ICMS
https://1.bp.blogspot.com/-hpT6fEul9BE/Xjtdizf_gsI/AAAAAAAAHak/tL9WPovN2CI5UHWq5ZJ7pIpvuQso6JYLgCNcBGAsYHQ/s320/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25286%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-hpT6fEul9BE/Xjtdizf_gsI/AAAAAAAAHak/tL9WPovN2CI5UHWq5ZJ7pIpvuQso6JYLgCNcBGAsYHQ/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25286%2529.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2020/02/bolsonaro-diz-que-corta-impostos-sobre.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2020/02/bolsonaro-diz-que-corta-impostos-sobre.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar