Gilmar Mendes retira investigação contra Serra da primeira instância e remete ao STF

  O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que uma investigação contra o senador José Serra (PSDB-SP) por cai...

 



O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que uma investigação contra o senador José Serra (PSDB-SP) por caixa 2 nas eleições de 2014 seja retirada da Justiça Eleitoral de primeiro grau e remetida ao Supremo.

O caso apura se o tucano recebeu R$ 5 milhões da corretora de planos de saúde Qualicorp sem ter declarado a verba na prestação de contas eleitoral. A apuração faz parte do braço eleitoral da Lava Jato em São Paulo.

Gilmar decidiu que os autos devem ser enviado à PGR (Procuradoria-Geral da República) assim que chegarem ao STF. O ministro destacou que é necessária a manifestação da procuradoria "tendo em vista o risco de prescrição".

No despacho, o magistrado afirma que a ordem vale para esse procedimento e "todos os correlatos".

Neste processo que Serra foi alvo de busca e apreensão em 21 de julho. A operação foi determinada pelo juiz Marcos Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de SP.

Na ocasião, Vargas determinou cumprimento de quatro mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão. Uma das buscas era no gabinete de Serra e, depois da decisão, o ministro Dias Toffoli, do STF, anulou a ordem de primeira instância.

O processo já estava suspenso também por decisão de Toffoli proferida durante o recesso, em 29 de julho. O ministro entendeu que a operação da Polícia Federal pode ter atingido documentos e informações relativas ao exercício do mandato de Serra no Senado, que é protegido pelo foro privilegiado.

O caso iniciou com um inquérito no STF e, em 2019, havia sido remetido à primeira instância devido à restrição do foro privilegiado decidido pela corte.

O Ministério Público de SP, que investigava o caso, afirma que após a acordos de colaboração premiada e outras provas demonstram possível envolvimento de Serra no esquema.

A operação foi determinada com base em "fundados indícios do recebimento por José Serra de doações eleitorais não contabilizadas, repassadas por meio de operações financeiras e societárias simuladas, visando assim a ocultar a origem ilícita dos valores recebidos", segundo o MPSP.

Ao STF, porém, os advogados de Serra afirmaram que a investigação envolve fatos cometidos durante e em função do mandato em curso, o que atrai a competência do Supremo.

A defesa cita trechos da coletiva do delegado da PF Milton Fornazari que indicariam a apuração de casos que afetam o mandato parlamentar.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,6,Agronegócio,15,Angical,1,Bahia,300,Baianópolis,2,Barreiras,187,Boa noticia,25,Bom Jesus da Lapa,4,Brasil,323,Brasilia,2,Catolândia,6,Celebridades,2,Cinema,12,Correntina,1,Cristópolis,2,Economia,40,Educação,21,Entretenimento,33,Esportes,113,famosos,154,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,1,Golpes,1,governo,42,Guanambi,5,Humor,2,Ibotirama,1,internacional,94,Irecê,6,justiçá,195,LEM,14,Livros,3,Luis Eduardo Magalhães,6,Mundo,3,municípios,113,Oportunidades,15,Pesquisa,18,Polemica,98,Polemicas,22,policia,55,Politica,992,Religião,35,Riachão da Neves,2,Salvador,59,Santa Maria da Vitoria,4,São Desidério,1,Saúde&Bem Estar,6,Saúde&Bem-Estar,58,Tecnologia,48,Tragedia,49,Turismo,33,Videos,42,Vitoria da Conquista,3,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Gilmar Mendes retira investigação contra Serra da primeira instância e remete ao STF
Gilmar Mendes retira investigação contra Serra da primeira instância e remete ao STF
https://1.bp.blogspot.com/-wvfuXOhuvTA/X07xk0rIenI/AAAAAAAANoc/Dc7ylvEvEoUnjFYmNU6B-MgT599JFT9DgCNcBGAsYHQ/s0/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%252817%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-wvfuXOhuvTA/X07xk0rIenI/AAAAAAAANoc/Dc7ylvEvEoUnjFYmNU6B-MgT599JFT9DgCNcBGAsYHQ/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%252817%2529.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2020/09/gilmar-mendes-retira-investigacao.html
https://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/
http://www.vejaoeste.com.br/2020/09/gilmar-mendes-retira-investigacao.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar