Novos prefeitos vão herdar boa parte dos estragos da pandemia

  Dois mil e vinte, o ano da pandemia, está chegando ao fim com um detalhe singular: ninguém, entre os prefeitos, reclamou de dinheiro. A aj...

 





Dois mil e vinte, o ano da pandemia, está chegando ao fim com um detalhe singular: ninguém, entre os prefeitos, reclamou de dinheiro. A ajuda governamental com a ancoragem do estado de emergência facilitou a vida dos prefeitos e também em muitos casos plantou incertezas para o futuro.

O Ministério Público Federal avalia 1.298 denúncias de malversação, como compras superfaturadas, das quais 66 já resultaram em ações envolvendo 159 dos 417 municípios baianos.

Noutra ponta, Bolsonaro já avisou sobre a nova onda da Covid: se fecharem o comércio, não vai ter mais dinheiro. A ajuda atual vale até este mês. Ou seja, o doce acabou, embora a Assembleia tenha renovado ontem 319 decretos de calamidade pública, o que dá direito ao remanejo de verbas, a gosto.

Ano novo — Dos 417 prefeitos baianos, 187 são reeleitos e 230 novos. A previsão é que para estes a situação seja bem mais complicada. Ainda vão enfrentar um pedaço da pandemia, mas sem dinheiro. E o pior, em muitos casos com a prefeitura complicada pela herança maldita do antecessor.

Os novos prefeitos, ressalte-se, terão as receitas regulares que despencaram com a queda de arrecadação que a pandemia gerou. Ou seja, os municípios começarão o ano com receitas menores do que em janeiro deste.

É por aí que um advogado consultor da área municipalista diz que se agora na pandemia ninguém reclamou de dinheiro, 2021 vai começar com gritaria oposta.

Herzem e a Covid, no zap

Herzem Gusmão (MDB), prefeito reeleito de Vitória da Conquista, começou a semana causando sensação nas redes sociais. Aparece em vídeo numa entrevista a uma emissora de rádio criticando as restrições feitas por ACM Neto em Salvador, insinuando que de nada adiantou:

– Estive em Salvador e lá está tudo fechado. E já morreram quase 1.900 pessoas.

Segunda, o vídeo ganhou a cereja do bolo: Herzem anunciou que testou positivo.

Ilha terá um verão restrito

Marcus Vinicius (MDB), prefeito de Vera Cruz, baixou decreto proibindo qualquer tipo de festa em Vera Cruz, o município que tem 80% da Ilha de Itaparica, em dezembro, janeiro e fevereiro, o verão. Ele diz que a ilha já não é tão dependente do veraneio como antes.

– Aquele passou. O comércio da ilha é o mesmo o ano inteiro. Os condomínios lotam, com gente de Feira, Santo Antônio de Jesus e Salvador. Mas hoje é só o que muda.

A vacina é o xis da questão

No encontro virtual do ministro Eduardo Pazuello (Saúde) ontem com os governadores, Rui Costa se fixou num ponto: a necessidade de o governo brasileiro se empenhar para analisar o mais rápido possível todas as vacinas encaminhadas para a Anvisa:

– A vacina é um produto de cientistas. Não existe vacina democrática ou vacina comunista. Politizar essa questão é um desserviço.

Pazuello prometeu analisar todas, e rápido.

Prefeitos se movimentam de olho no comando da UPB

Pelo menos seis prefeitos, quase todos reeleitos, colocaram os seus nomes na ordem do dia para suceder Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa, na presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Ricardo Mascarenhas (PP), de Itaberaba, já está em campanha; Adriano Lima (PP), de Serrinha, também; Moema Gramacho (PT), de Lauro de Freitas, também se coloca; e Cibele Carvalho (PT), que já foi prefeita de Rafael Jambeiro e agora se elegeu de novo, admite que está correndo atrás do bonde.

Circulando por fora está Chepa Ribeiro (PP), de São Félix do Coribe. E é justo ele o alvo da artilharia: dizem que é o candidato de Eures, que assim sairia fazendo sucessor.

REGISTROS

Efeito pandemia 1

Nas prestações de contas dos candidatos que estão sendo encaminhadas à justiça eleitoral, um detalhe chamou a atenção: nunca se gastou tanto com combustível. Explicável: é o efeito das carreatas patrocinadas pelos candidatos.

Efeito pandemia 2

Relatório da Federação Bahiana de Turismo e Hospitalidade aponta que a taxa média de ocupação dos principais hotéis de Salvador em novembro foi de 32,69%, ou 36,53% a menos que no ano passado.

Careca com Covid

Luis Cláudio, o Careca (Republicanos), vice-prefeito eleito de Santo Antônio de Jesus, deu um susto no eleitorado: testou positivo para a Covid. Está internado, mas vai bem.

Jacaré à vista

Circula nas redes do oeste baiano um vídeo de um robusto jacaré passeando pelas ruas de Central à noite. Ele correu da filmagem e voltou a embrenhar-se no mato.

Disputa quente

O incêndio semana passada na prefeitura de São José da Vitória, região de Itabuna, dá o que falar. Jeová Nunes (PSB), prefeito reeleito, diz acreditar em crime político. Ou seja, a briga lá é mesmo quente.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,18,Angical,6,Bahia,384,Baianópolis,5,Barreiras,245,Boa noticia,28,Bom Jesus da Lapa,7,Brasil,445,Brasilia,3,Buritirama,1,Catolândia,18,Celebridades,2,Cinema,16,Correntina,8,Cristópolis,5,Economia,57,Educação,29,Entretenimento,80,Esportes,152,famosos,198,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,3,Golpes,1,governo,50,Guanambi,14,Humor,2,Ibotirama,4,internacional,153,Irecê,13,justiçá,222,LEM,16,Livros,3,Luis Eduardo Magalhães,24,Mundo,4,municípios,136,Muquém do sao Francisco,1,Oportunidades,26,Pesquisa,31,po,1,Polemica,162,Polemicas,23,policia,80,Politica,1497,Religião,50,Riachão da Neves,24,Salvador,85,Santa Maria da Vitoria,6,Santa Rita de Cassia,3,Santana,1,São Desidério,2,Saúde&Bem Estar,7,Saúde&Bem-Estar,67,Sitio do Mato,1,Tecnologia,64,Tragedia,69,Turismo,42,Videos,45,Vitoria da Conquista,10,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Novos prefeitos vão herdar boa parte dos estragos da pandemia
Novos prefeitos vão herdar boa parte dos estragos da pandemia
https://1.bp.blogspot.com/-lXOJ3oZBsBI/X9F2J95dQvI/AAAAAAAAQMA/c0y0md2gmbwEjxj86mWGebgYPogiCzmZQCNcBGAsYHQ/s320/750_campanha-eleitoral_2020128225624500.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-lXOJ3oZBsBI/X9F2J95dQvI/AAAAAAAAQMA/c0y0md2gmbwEjxj86mWGebgYPogiCzmZQCNcBGAsYHQ/s72-c/750_campanha-eleitoral_2020128225624500.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2020/12/novos-prefeitos-vao-herdar-boa-parte.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2020/12/novos-prefeitos-vao-herdar-boa-parte.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar