PT naufraga no 2º turno e vence apenas em quatro cidades

  O plano do PT de voltar a retomar o espaço nos municípios a partir das cidades médias naufragou nas urnas neste segundo turno. Das 14 cida...

 





O plano do PT de voltar a retomar o espaço nos municípios a partir das cidades médias naufragou nas urnas neste segundo turno. Das 14 cidades que o partido disputou neste domingo (29), a vitória veio em apenas quatro: Juiz de Fora (MG), Contagem (MG), Diadema (SP) e Mauá (SP).

Os petistas também perderam no Recife e em Vitória e, pela primeira vez desde 1986, não governará nenhuma capital brasileira a partir de 2021.

Na maioria das cidades, o PT apostou em candidaturas de ex-prefeitos que chegam à campanha amparados por um reconhecimento de campanhas anteriores e pela marca da experiência.

O objetivo do partido era retomar espaço dentre os 96 maiores colégios eleitorais brasileiros, grupo que inclui as 26 capitais de estados e 70 cidades de interior com mais de 200 mil eleitores. Há quatro anos, o partido havia vencido apenas em Rio Branco dentre as maiores cidades.

A derrota mais dolorosa para o PT aconteceu no Recife, onde Marília Arraes, um nome jovem e em ascensão no partido acabou derrotada para o primo e deputado federal João Campos (PSB).

Uma vitória na capital pernambucana, além de representar a retomada de uma das cidades mais importantes do país, também seria uma lufada de renovação nos quadros do partido.

Em Vitória, o ex-prefeito João Coser (PT) foi derrotado pelo deputado estadual Delegado Pazolini (Republicanos), candidato que tem perfil conservador, mas buscou afastar sua imagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O PT também sofreu derrotas inesperadas em Feira de Santana e Vitória da Conquista, as duas maiores cidades do interior da Bahia.

Em Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins (MDB) se reelegeu, derrotando o deputado federal Zé Neto (PT), em uma virada em relação ao primeiro turno. Em Vitória da Conquista, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) foi reeleito.

Estas duas cidades eram consideradas cruciais para o partido reequilibrar as forças dentre as maiores cidades da Bahia.

No primeiro turno, o PT venceu em apenas um dos 30 maiores municípios da Bahia. Já o seu principal oponente no estado, o DEM, ganhou em nove das 30 maiores cidades. O resultado que fortalece a provável candidatura do prefeito de Salvador ACM Neto ao governo da Bahia.

Outras duas derrotas simbólicas aconteceram em Guarulhos (SP) e em São Gonçalo (RJ), duas cidades consideradas estratégicas por terem mais de um milhão de habitantes.

Em Guarulhos, o ex-prefeito Elói Pietá, que governou a cidade entre 2001 e 2008, fez uma campanha destacando sua experiência administrativa e fazendo críticas à atual gestão. Mas acabou sendo derrotado pelo prefeito Guti (PSD), que teve 57,2% dos votos e foi reeleito.

Em São Gonçalo, Dimas Gadelha perdeu por margem estreita para o Capitão Nelson (Avante). A cidade era principal aposta dos petistas no estado do Rio e consolidaria uma espécie de cinturão vermelho no leste fluminense.

Também houve derrotas do PT em Anápolis (GO), Santarém (PA), Caixas do Sul (RS), Cariacica (ES) e Pelotas (RS).
As quatro vitórias do PT neste 2º turno vieram em cidades de São Paulo e de Minas Gerais.

A maior cidade que será governada pelo partido a partir de 2021 é Contagem, terceira maior de Minas. Lá, a ex-prefeita Marília Campos venceu o advogado Felipe Saliba (DEM) por margem estreita.

Em Juiz de Fora, a vitória petista veio com a deputada federal Margarida Salomão, que disputava o cargo pela quarta vez consecutiva.

As duas vitórias representam uma retomada de espaço do PT em Minas, que governará a terceira e quarta maiores cidades do estado a partir do ano que vem.

O partido ainda venceu as eleições em Diadema, na Grande São Paulo, onde o ex-prefeito Filippi teve 51,3% dos votos contra 486% de Taka Yamauchi (PSD). Ele governará a cidade pela quarta vez.






O partido também venceu por margem estreita em Mauá, que também fica na Grande São Paulo. O vereador Marcelo Oliveira teve 50,7% contra 49,3 do prefeito Átila (PSB), em uma virada em relação ao resultado do primeiro turno.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,17,Angical,3,Bahia,363,Baianópolis,4,Barreiras,231,Boa noticia,28,Bom Jesus da Lapa,6,Brasil,393,Brasilia,2,Catolândia,14,Celebridades,2,Cinema,14,Correntina,4,Cristópolis,2,Economia,46,Educação,27,Entretenimento,70,Esportes,138,famosos,185,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,2,Golpes,1,governo,47,Guanambi,11,Humor,2,Ibotirama,3,internacional,126,Irecê,9,justiçá,213,LEM,16,Livros,3,Luis Eduardo Magalhães,21,Mundo,3,municípios,133,Oportunidades,21,Pesquisa,25,Polemica,134,Polemicas,23,policia,74,Politica,1280,Religião,41,Riachão da Neves,16,Salvador,79,Santa Maria da Vitoria,6,Santa Rita de Cassia,3,São Desidério,1,Saúde&Bem Estar,6,Saúde&Bem-Estar,66,Tecnologia,56,Tragedia,61,Turismo,42,Videos,44,Vitoria da Conquista,7,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: PT naufraga no 2º turno e vence apenas em quatro cidades
PT naufraga no 2º turno e vence apenas em quatro cidades
https://1.bp.blogspot.com/-k1cZFcBZo7A/X8Rb_pDPvJI/AAAAAAAAP9A/9Q_sNrjZCWME9ILRgTD14uZAnrQ6tQnLACNcBGAsYHQ/s320/288762-IMAGEM_NOTICIA_0.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-k1cZFcBZo7A/X8Rb_pDPvJI/AAAAAAAAP9A/9Q_sNrjZCWME9ILRgTD14uZAnrQ6tQnLACNcBGAsYHQ/s72-c/288762-IMAGEM_NOTICIA_0.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2020/12/pt-naufraga-no-2-turno-e-vence-apenas.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2020/12/pt-naufraga-no-2-turno-e-vence-apenas.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar