6 benefícios do alho para a saúde e como usar

O alho é uma parte de uma planta, o bulbo, que é muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas que também pode s...




O alho é uma parte de uma planta, o bulbo, que é muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas que também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou pressão alta, por exemplo.

Este alimento é rico em compostos sulfurados, em que o principal é a alicina, que proporciona o cheiro característico do alho, sendo um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

Os principais benefícios do alho são:
1. Combater vírus, fungos e bactérias

O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que confere lhe ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Aliás, ajuda até a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, sendo muito útil para completar o tratamento de infecções por vermes.
2. Prevenir o câncer de cólon

Graças à ação da alicina, da aliina e do alhoeno, que são compostos sulfurados, o alho também tem potente ação antioxidantes que previne a formação de radicais livres e protegem as células do organismo. Além disso, estes compostos também ajudam a estimular algumas enzimas que desintoxicam o organismo de agentes que causam o câncer de cólon.
3. Proteger a saúde do coração

O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" LDL, e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.

Além disso, o alho ajuda a regular a pressão arterial por possuir um ligeiro efeito anti-hipertensor, assim como a capacidade para melhorar a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre os vasos. Também evita a formação de coágulos por inibir a agregação plaquetária excessiva.
4. Melhora doenças inflamatórias

Os compostos sulfúricos do alho também têm ação anti-inflamatória, diminuindo a resposta do organismo a algumas doenças que causam inflamação crônica. Assim, o alho pode ser usado em algumas doenças inflamatórias, para diminuir a dor e regular a resposta dos sistema imune.
5. Evitar doenças respiratórias

O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.
6. Manter o cérebro saudável

Devido à ação antioxidante e anti-inflamatória proporcionada pela alicina e pelo enxofre, e devido ao seu teor em selênio e colina, o consumo frequente de alho ajuda a proteger as células do cérebro e a diminuir os danos causados ​​pelos radicais livres, que estão envolvidos no surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência.

Por isso, o alho é um alimento com um grande potencial para melhorar a memória e promover o aprendizado, melhorando a saúde do cérebro.

Como usar o alho

Para obter os seus benefícios, deve-se consumir 1 dente de alho fresco por dia. Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades.

O alho pode ser usado para temperar carnes, saladas, molhos e macarrão, por exemplo. Além disso, também se pode preparar chá de alho ou água de alho, que, quando consumidos frequentemente ajudam a diminuir o colesterol e a proteger o coração.

Conheça também os benefícios do alho negro e como pode ser usado.
Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de alho:

Quantidade em 100 g de alho fresco
Energia: 113 kcal
Proteína 7 g Cálcio 14 mg
Carboidratos 23,9 g Potássio 535 mg
Gordura 0,2 g Fósforo 14 mg
Fibras 4,3 g Sódio 10 mg
Vitamina C 17 mg Ferro 0,8 mg
Magnésio 21 mg Alicina 225 mg
Selênio 14,2 mcg Colina 23,2 mg

O alho pode ser usado para temperar carnes, massas, saladas e para fazer molhos e patês. Além disso, também pode-se utilizar o chá ou a água de alho para obter seus benefícios de diminuir o colesterol e proteger o coração. Veja como fazer aqui.
Como comprar e como armazenar

No momento da compra, deve-se preferir cabeças de alho redondas, sem manchas, cheias e bem formadas, com os dentes de alho unidos e firmes, evitando os que estejam soltos, moles e murchos.

Além disso, para preservar o alho por mais tempo e evitar o mofo, ele deve ser armazenado em local fresco, seco e levemente arejado.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo excessivo de alho pode causar problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, diarreia, cabeça, dor nos rins e tonturas.

Além disso, o consumo de alho cru como remédio natural está contraindicado para recém nascidos, durante a cicatrização de cirurgias e em casos de pressão baixa, dor no estômago, hemorragias e uso de remédios para afinar o sangue.
Opções de receita com alho

Algumas formas para utilizar o alho e obter todos seus benefícios incluem:
1. Chá de alho

O chá deve ser preparado com 1 dente de alho por cada 100 a 200 mL de água. Para isso, deve-se colocar o alho picado e amassado na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois retirar do fogo, coar e deixar esfriar.

Para melhorar o sabor do chá pode ser adicionado à mistura gengibre ralado, umas gotas de limão ou 1 colher de sobremesa de mel, por exemplo.
2. Água de alho

Para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho esmagado em 100 mL de água e depois deixar repousar por toda a noite ou, pelo menos, por 8 horas. Esta água deve ser ingerida em jejum, para ajudar a limpar o intestino e reduzir o colesterol.
3. Creme de alho para carnes

Ingredientes
1 copo americano de leite;
3 dentes de alho;
1 pitada de sal, de salsa e de orégano;
Azeite.

Modo de Preparo

Bater no liquidificador o leite, o alho, o sal, a salsa e o orégano. Em seguida, adicionar o azeite aos poucos até encontrar o ponto de creme da receita. Pode-se usar esse creme para acompanhar carnes de churrasco ou para fazer pão de alho.

Berinjela, linhaça e alcachofra também podem ser usados para proteger o coração, por isso veja mais remédios caseiros para baixar o colesterol.




COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,24,Angical,10,Bahia,429,Baianópolis,11,Barra,1,Barreiras,269,Boa noticia,37,Bom Jesus da Lapa,7,Brasil,532,Brasilia,4,Brejolandia,1,Buritirama,1,Canapolis,1,Catolândia,19,Celebridades,2,Cinema,25,Correntina,16,Cotegipe,1,Cristópolis,6,Economia,66,Educação,34,Entretenimento,114,Esportes,175,famosos,239,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,5,Golpes,1,governo,57,Guanambi,18,Humor,2,Ibotirama,6,internacional,202,Irecê,16,justiçá,228,LEM,17,Livros,8,Luis Eduardo Magalhães,29,Mansidao,1,Mundo,5,municípios,162,Muquém do sao Francisco,2,Oportunidades,33,Pesquisa,38,po,1,pol,1,Polemica,202,Polemicas,23,policia,95,Politica,1816,Religião,72,Riachão da Neves,84,Salvador,96,Santa Maria da Vitoria,9,Santa Rita de Cassia,7,Santana,1,São Desidério,2,São Felix do Coribe,1,Saúde&Bem Estar,7,Saúde&Bem-Estar,80,Sitio do Mato,1,Tabocas do Brejo Velho,1,Tecnologia,67,Tragedia,83,Turismo,44,Videos,51,Vitoria da Conquista,12,Wanderley,2,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: 6 benefícios do alho para a saúde e como usar
6 benefícios do alho para a saúde e como usar
https://1.bp.blogspot.com/-dXsBnTD7hvM/X_uiwdK7FWI/AAAAAAAAQ1k/KugutuauEHI_ESOv6OeXcCuEPZ8VnjtZACNcBGAsYHQ/s320/beneficios-do-alho-1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-dXsBnTD7hvM/X_uiwdK7FWI/AAAAAAAAQ1k/KugutuauEHI_ESOv6OeXcCuEPZ8VnjtZACNcBGAsYHQ/s72-c/beneficios-do-alho-1.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2021/01/6-beneficios-do-alho-para-saude-e-como.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2021/01/6-beneficios-do-alho-para-saude-e-como.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar