A música desperta lembranças

  Todos nós já sentimos diferentes emoções através da música: tristeza, alegria, surpresa, medo… É um veículo que nos transporta ao centro d...

 







Todos nós já sentimos diferentes emoções através da música: tristeza, alegria, surpresa, medo… É um veículo que nos transporta ao centro das nossas emoções e as transforma, deixando mais claro um dia cinza ou nos fazendo lembrar de pessoas e situações vividas que voltam a nossa mente por um instante. Isso ocorre porque as melodias possuem o poder de nos transportar ao passado.


A aprendizagem que está ligada a uma emoção é mais facilmente recuperável para a nossa mente no futuro. Por esse motivo, todas aquelas lembranças que despertam um sentimento e estão associadas a uma emoção serão mais fáceis de serem lembradas.

Hoje em dia, as terapias musicais são utilizadas em doenças como o Alzheimer, com o objetivo de estimular a lembrança, melhorar a atenção, o humor e ter um efeito relaxante. O estímulo sensorial através da música melhora diferentes formas de demência.
A música em nosso cérebro

A audição é um dos sentidos mais complexos e se comunica com inúmeras áreas cerebrais. Entre elas, se relaciona com o sistema límbico, o núcleo accumbens e o núcleo caudado, relacionados com o processamento cerebral.

Escutar música libera dopamina da mesma forma que comer, fazer sexo ou usar drogas. Ela tem um impacto em nosso humor e faz com que nos sintamos bem. A música induz mudanças fisiológicas no nosso corpo da mesma maneira que qualquer estímulo emocional. Quem nunca ficou arrepiado alguma vez escutando uma canção?


A música tem a capacidade de trazer lembranças relacionadas tanto com o conteúdo da letra da canção, quanto com a lembrança de um evento que ocorreu enquanto escutávamos determinada canção. Ela pode nos transportar para esse momento e nos fazer reviver as emoções que sentimos.

As emoções facilitam a lembrança

Não é a mesma coisa lembrar momentos que têm um significado importante e que estão vinculados às emoções e lembrar algo que não tem nenhum impacto em nossa vida. Aquelas situações que significaram algo para nós serão mais acessíveis à nossa lembrança.


Por exemplo, é mais fácil lembrar como estava o tempo no dia do nosso casamento do que escolher um dia aleatório e tentar lembrar como estava o céu naquele dia. Nosso cérebro registra e armazena todos aqueles momentos importantes para nós. Pelo fato da música estar tão estreitamente vinculada às emoções, ela pode acabar servindo como um estímulo que nos ajuda a lembrar com maior facilidade.
Musicoterapia para exercitar a memória

Essa terapia é amplamente utilizada com diferentes propósitos, desde o relaxamento até a melhora do humor. Também é utilizada para melhorar a atenção e a memória, sobretudo no caso de doenças mentais como o Alzheimer. A musicoterapia é muito utilizada com estes pacientes, principalmente em estados muito avançados da doença quando já não se pode trabalhar cognitivamente.


Ela melhora a coesão grupal, o contato social e o humor, algo muito positivo nesse tipo de paciente que normalmente apresenta apatia, depressão e isolamento. Frequentemente essa terapia tem como objetivo principal utilizar a música com um meio para ativar as emoções e, através delas, lembrar momentos vitais importantes para o paciente.

Escutar uma música que era nossa música favorita quando tínhamos 15 anos nos trará a lembrança daqueles dias, e inclusive poderemos voltar a nos sentir como nos sentíamos naquela época.


Geralmente são colocadas músicas da época em que o paciente era jovem, o tipo de música que ele costumava escutar e gostava, tentando evocar boas lembranças. Dessa maneira facilita-se o compartilhamento de experiências entre eles.

No caso de pessoas que estejam numa etapa muito avançada da doença, ainda que não possam compartilhar a experiência, está comprovado que são capazes de compreender e aproveitar a música, já que as vias auditivas tendem a conservar-se. É considerada uma boa ferramenta na hora de estimular sensorialmente pessoas que sofrem de demência.

amantemaravilhosa 




COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,24,Angical,10,Bahia,429,Baianópolis,11,Barra,1,Barreiras,269,Boa noticia,37,Bom Jesus da Lapa,7,Brasil,532,Brasilia,4,Brejolandia,1,Buritirama,1,Canapolis,1,Catolândia,19,Celebridades,2,Cinema,25,Correntina,16,Cotegipe,1,Cristópolis,6,Economia,66,Educação,34,Entretenimento,114,Esportes,175,famosos,239,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,5,Golpes,1,governo,57,Guanambi,18,Humor,2,Ibotirama,6,internacional,202,Irecê,16,justiçá,228,LEM,17,Livros,8,Luis Eduardo Magalhães,29,Mansidao,1,Mundo,5,municípios,162,Muquém do sao Francisco,2,Oportunidades,33,Pesquisa,38,po,1,pol,1,Polemica,202,Polemicas,23,policia,95,Politica,1816,Religião,72,Riachão da Neves,84,Salvador,96,Santa Maria da Vitoria,9,Santa Rita de Cassia,7,Santana,1,São Desidério,2,São Felix do Coribe,1,Saúde&Bem Estar,7,Saúde&Bem-Estar,80,Sitio do Mato,1,Tabocas do Brejo Velho,1,Tecnologia,67,Tragedia,83,Turismo,44,Videos,51,Vitoria da Conquista,12,Wanderley,2,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: A música desperta lembranças
A música desperta lembranças
https://1.bp.blogspot.com/-GZq3EIh9qoE/YAC8-8OD1zI/AAAAAAAAQ84/kR4QnxNpJ2cS6jnPN_UdK7UOuLak-fLzACNcBGAsYHQ/s320/conheca-as-musicas-locais-de-diferentes-paises-ao-redor-do-mundo-20200110125630.jpg.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-GZq3EIh9qoE/YAC8-8OD1zI/AAAAAAAAQ84/kR4QnxNpJ2cS6jnPN_UdK7UOuLak-fLzACNcBGAsYHQ/s72-c/conheca-as-musicas-locais-de-diferentes-paises-ao-redor-do-mundo-20200110125630.jpg.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2021/01/a-musica-desperta-lembrancas.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2021/01/a-musica-desperta-lembrancas.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar