Atualmente no Ministério da Cidadania, Onix Lorenzoni (DEM) vai mesmo para a Secretaria Geral da Presidência. A mudança foi confirmada pel...
Atualmente no Ministério da Cidadania, Onix Lorenzoni (DEM) vai mesmo para a Secretaria Geral da Presidência. A mudança foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira 8), em entrevista ao Brasil Urgente, da TV Bandeirantes. A troca interessa ao Centrão, que deseja ocupar a pasta da Cidadania.
Lorenzoni é aliado de primeira hora do presidente. Chefiou o governo de transição em 2018, no final da gestão Michel Temer,e foi o primeiro ministro da Casa Civil de Bolsonaro. Teve problemas na articulação política, que migrou para a Secretaria de Governo, e perdeu a disputa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo programa de concessões PPI. Por isso, mudou de função, mas Bolsonaro não abre mão do democrata no governo.
A data para a concretização da dança das cadeiras não está oficializada. Segundo o UOL, o ministro quer se manter no Ministério da Cidadania até a definição do novo auxílio, para deixar a pasta com uma marca da sua gestão.
Na entrevista à Band, Bolsonaro descartou haver negociação com o Centrão, atribuindo as tratativas que resultaram nas eleições de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) às presidências da Câmara e do Senado, a um “péssimo desserviço” da mídia. Contudo, reconheceu que o diálogo com o bloco melhorou.
“Hoje o meu relacionamento com os deputados do Centrão é harmônico”, falou. “O parlamento sabe que eles (deputados e senadores) têm responsabilidade, sabe como está o Brasil”.
COMENTÁRIOS