Maioria da bancada do DEM não descarta apoio a Bolsonaro em 2022

  Um levantamento do jornal O Estado de S. Paulo mostra que a maioria da bancada do DEM na Câmara é simpática às pautas do governo no Congre...

 





Um levantamento do jornal O Estado de S. Paulo mostra que a maioria da bancada do DEM na Câmara é simpática às pautas do governo no Congresso e não descarta apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa pela reeleição em 2022. A provável saída do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), do partido também não provocará uma “debandada” dos deputados da legenda, apurou a reportagem ao ouvir os parlamentares da sigla na Casa.

Nos últimos dias, o Estadão diz ter contatado os 27 deputados em exercício do partido. Dos 22 que responderam às perguntas, só dois – Alexandre Leite (SP) e Kim Kataguiri (SP) – descartaram apoiar Bolsonaro em 2022. Outros seis disseram que vão apoiar o atual presidente da República na disputa pela reeleição. Os demais afirmaram que não decidiram ainda, mas deixaram aberta a possibilidade de defender uma aliança com Bolsonaro. E nenhum deputado, com exceção de Maia, pretende deixar o DEM.

Boa parte dos que foram ouvidos também se mostrou disposta a apoiar as pautas do governo na Câmara, ainda que o alinhamento não seja automático.

Segundo o líder do partido, Efraim Filho (PB), a bancada “segue a linha da independência”. O grupo “aprovará os temas com os quais temos identidade, especialmente a agenda econômica, mas preservará a autonomia de divergir com temas discrepantes”, disse ele.

Apesar disso, a sigla conta com dois ministros na gestão Bolsonaro (Onyx Lorenzoni na Cidadania e Tereza Cristina na Agricultura), além de um deputado na função de vice-líder do governo na Câmara (Paulo Azi, BA) e um no Congresso (Pedro Lupion, PR).

No começo de fevereiro, a eleição para a presidência da Câmara expôs divergências entre figuras poderosas do partido, como Maia e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, e a maioria dos deputados.

Inicialmente, o DEM apoiou o candidato de Maia à presidência da Câmara, Baleia Rossi (MDB-SP). Às vésperas da votação, porém, o partido retirou o apoio ao emedebista e adotou a neutralidade. A mudança favoreceu o candidato apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL), que saiu vitorioso no primeiro turno, com 302 votos.

O movimento do DEM a favor de Lira ocorreu após o governo distribuir recursos e cargos para que deputados apoiassem seus candidatos ao comando do Congresso. O Estadão revelou que apenas do Ministério do Desenvolvimento Social foram repassados R$ 3 bilhões. A maioria dos deputados do partido abandonou Maia e passou a apoiar o candidato de Bolsonaro depois disso.



As respostas dos deputados ao Estadão contrariam o discurso do presidente nacional do DEM, ACM Neto.

Na terça (9), o ex-prefeito de Salvador jantou em São Paulo com o governador João Doria (PSDB) e, segundo o tucano, disse que a sigla não apoiará Bolsonaro no Congresso e nem na disputa de 2022. Doria também tem a intenção de disputar a Presidência nas próximas eleições.

Pouco após o governador relatar o encontro em entrevista a jornalistas na quarta (10), ACM Neto divulgou uma nota. No texto, o ex-prefeito de Salvador diz que “não permitirá, neste momento, que aconteça qualquer debate interno sobre o processo eleitoral de 2022”. “Esse assunto não compõe a agenda prioritária do País, e nem da sigla”.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,17,Angical,6,Bahia,372,Baianópolis,5,Barreiras,241,Boa noticia,28,Bom Jesus da Lapa,6,Brasil,429,Brasilia,3,Buritirama,1,Catolândia,18,Celebridades,2,Cinema,15,Correntina,6,Cristópolis,2,Economia,55,Educação,29,Entretenimento,75,Esportes,145,famosos,196,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,3,Golpes,1,governo,50,Guanambi,14,Humor,2,Ibotirama,4,internacional,143,Irecê,12,justiçá,218,LEM,16,Livros,3,Luis Eduardo Magalhães,21,Mundo,3,municípios,136,Muquém do sao Francisco,1,Oportunidades,23,Pesquisa,29,po,1,Polemica,153,Polemicas,23,policia,77,Politica,1426,Religião,47,Riachão da Neves,19,Salvador,83,Santa Maria da Vitoria,6,Santa Rita de Cassia,3,São Desidério,2,Saúde&Bem Estar,7,Saúde&Bem-Estar,67,Sitio do Mato,1,Tecnologia,62,Tragedia,68,Turismo,42,Videos,45,Vitoria da Conquista,10,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Maioria da bancada do DEM não descarta apoio a Bolsonaro em 2022
Maioria da bancada do DEM não descarta apoio a Bolsonaro em 2022
https://1.bp.blogspot.com/-RqyB0NlaieU/YCV2nHL9LUI/AAAAAAAARjM/L9RVpx--LNYBNLdegQD2prWllkXym4vGwCNcBGAsYHQ/s320/maia-bolsonaro.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-RqyB0NlaieU/YCV2nHL9LUI/AAAAAAAARjM/L9RVpx--LNYBNLdegQD2prWllkXym4vGwCNcBGAsYHQ/s72-c/maia-bolsonaro.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2021/02/maioria-da-bancada-do-dem-nao-descarta.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2021/02/maioria-da-bancada-do-dem-nao-descarta.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar