Telas causam problemas em longo prazo às crianças

  Crianças que têm mais de uma hora diária de acesso a telas desenvolvem problemas de comportamento e emocionais. A conclusão foi obtida por...

 





Crianças que têm mais de uma hora diária de acesso a telas desenvolvem problemas de comportamento e emocionais. A conclusão foi obtida por um estudo que monitorou 699 crianças durante cinco anos.

A pesquisa foi conduzido pela cientista social Janette Niiranen, do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-estar em Helsinque (Finlândia). De acordo com os resultados, entre 2013 e 2017 aumentou mais de 300% o tempo que crianças com até cinco anos de idade passam utilizando televisores, computadores, smartphones e tablets.

“Nossos resultados mostram que crianças de 5 anos passam muito mais tempo na mídia eletrônica do que o recomendado pelos profissionais”, revela Niiranen. “Embora os padrões de uso de mídia eletrônica por crianças possam não parecer problemáticos quando se considera o uso diário, eles apresentam riscos a longo prazo”.

Niiranen aponta que, aos 18 meses de idade, crianças passam, em média, 32 minutos por dia assistindo à televisão. Aos cinco anos de idade, porém, essa quantidade aumenta para 114 minutos.

O cientista relata ainda que 25% das crianças de um ano e meio de idade passam mais de uma hora por dia em frente às telas. Mas, aos cinco anos, mais de 95% das crianças fazem o mesmo.

A soma desse tempo todo gasto em telas, desde os primeiros meses de vida até a idade escolar, eleva o risco de hiperatividade. Ademais, aumenta o risco de dificuldades de atenção e concentração, impulsividade e outros problemas emocionais e comportamentais.

Esses dispositivos estão reduzindo o tempo que as crianças passam lendo, brincando e interagindo com a família e outras crianças. Assim, têm dificuldade não apenas no comportamento, como no aprendizado e até mesmo na conexão com outras crianças.
É o que eles querem!

Infelizmente, o resultado de cada vez mais estudos demonstrando os prejuízos causados às crianças por telas não impede que o conteúdo direcionado ao público infantil siga crescendo. São filmes, desenhos, jogos, músicas e incontáveis outras maneiras de prender os pequenos em frente às telas.

O Pastor Paulo Cezar explica que essa é a maneira que o mundo encontra hoje em dia de dominar o tempo das pessoas: conteúdos audiovisuais.

“Hoje em dia, nós temos jovens que passam o dia inteiro vendo vídeos, seja no Youtube, seja no TikTok, seja em outros canais. Muito cuidado. A pessoa vê um vídeo e daqui a pouco ela está vendo outro e outro. Passam-se horas do seu dia consumindo esses vídeos. Vídeos que, muitos deles, não levam a nada, não ensinam nada, não agregam valor nenhum”.

Esse conteúdo é criado “por mentes de pessoas que querem o máximo possível ter a sua atenção, o seu tempo”.

Mas o tempo das crianças deve ser destinado a outras coisas: brincadeiras, aprendizados, relacionamento com as pessoas ao seu redor.

Por isso, pais devem estar atentos ao tempo que seus filhos gastam em frente às telas. Talvez não seja fácil mudar o comportamento já adquirido, mas é importante. Isso porque excesso de tela pode fazer com que crianças apresentem até mesmo sinais de autismo.

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,20,Angical,7,Bahia,397,Baianópolis,5,Barreiras,249,Boa noticia,30,Bom Jesus da Lapa,7,Brasil,473,Brasilia,4,Buritirama,1,Catolândia,19,Celebridades,2,Cinema,18,Correntina,11,Cristópolis,5,Economia,61,Educação,32,Entretenimento,86,Esportes,163,famosos,209,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,3,Golpes,1,governo,50,Guanambi,15,Humor,2,Ibotirama,4,internacional,170,Irecê,14,justiçá,222,LEM,17,Livros,4,Luis Eduardo Magalhães,28,Mundo,5,municípios,139,Muquém do sao Francisco,1,Oportunidades,26,Pesquisa,32,po,1,pol,1,Polemica,174,Polemicas,23,policia,87,Politica,1607,Religião,54,Riachão da Neves,47,Salvador,86,Santa Maria da Vitoria,6,Santa Rita de Cassia,5,Santana,1,São Desidério,2,Saúde&Bem Estar,7,Saúde&Bem-Estar,67,Sitio do Mato,1,Tecnologia,64,Tragedia,73,Turismo,43,Videos,46,Vitoria da Conquista,10,Wanderley,1,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Telas causam problemas em longo prazo às crianças
Telas causam problemas em longo prazo às crianças
https://1.bp.blogspot.com/-bPd6LYNv6Zs/YG5I-Xojj2I/AAAAAAAASos/1eUyOwGvXGMMoPKd_MnrBkgaPh8d2WRXwCNcBGAsYHQ/s320/filhos-internet1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-bPd6LYNv6Zs/YG5I-Xojj2I/AAAAAAAASos/1eUyOwGvXGMMoPKd_MnrBkgaPh8d2WRXwCNcBGAsYHQ/s72-c/filhos-internet1.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2021/04/telas-causam-problemas-em-longo-prazo.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2021/04/telas-causam-problemas-em-longo-prazo.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar