História do município de Riachão das Neves

  O território de Riachão das Neves integrava a Sesmaria da Casa da Ponte de Antonio Guedes de Brito, isso porque em 1827, a região do vale ...

 





O território de Riachão das Neves integrava a Sesmaria da Casa da Ponte de Antonio Guedes de Brito, isso porque em 1827, a região do vale do São Francisco, chamada hoje de Oeste da Bahia foi anexada ao Estado da Bahia e como Antonio Guedes de Brito era detentor da margem direita do rio São Francisco, automaticamente passou a ser dono da margem esquerda do rio que era conhecida como casa da torre.

Seu povoamento iniciou-se na primeira metade do Século XIX, por colonos vindos da Província de Pernambuco. A fertilidade das terras que não necessitavam de agrotóxico para produzir atraiu novas famílias que com a agricultura e pecuária obtinham o sustento. Dessa forma, ali se estabeleceram para originar e dar formato ao Arraial Riachão das Neves, elevado à Vila em 1934. O município foi criado em 1962 e seu patrono foi Juarez de Souza, deputado estadual que formulou a lei para que a vila desmembrasse de Cotegipe e se tornasse cidade. O nome originou-se da junção da Fazenda Neves e do riacho que banhava a sede municipal, denominando, Riachão das Neves.

O então riacho de água corrente cortava a cidade. Era uma exuberância de paisagem que deixava os moradores apaixonados pelo local. Hoje só ficaram as barrancas tanto de um lado quanto do outro. A devastação também deixou o riacho sem as matas ciliares e sem nenhuma proteção. A natureza foi atingida e hoje só corre água no então “riacho” quando chove.

Riachão tem muitas glórias a serem relembradas pelo seu povo. Em 1660, o então 32º Governador Geraldo Brasil, Dom João de Lan-Castro, autorizou uma expedição para navegar os afluentes do Rio São Francisco, entre eles o rios- Grande, Rio Preto e Rio Corrente. No Oeste da Bahia, a expedição passou por Barra, primeira cidade da região do Vale do São Francisco, seguindo por Pilão Arcado e Campo Largo, hoje Cotegipe, de onde Riachão das Neves foi desmembrado.

A região em 1824 passou a integrar a província de Minas Gerais e em 1827, por outro ato provisório foi entregue à Província da Bahia, tudo isso pelo motivo que os pernambucanos, liderados por Frei Caneca, não aceitaram a Constituição imposta pelo imperador. E para castigar Pernambuco, o imperador tirou toda esta área que hoje é conhecida como oeste baiano, da Província de Pernambuco. A partir daí, passou a integrar a Sesmaria da Casa da Ponte de Antonio Guedes de Brito.

Riachão das Neves no dia 26 de Julho de 1934, recebeu o título de vila do município de Cotegipe. Inicio ao sonho da emancipação política. Por ironia do destino, em 1954, o ilustre filho de Riachão, Nelson Carvalho da Cunha, tornou-se prefeito em Cotegipe. Vários ilustres, filhos de Riachão foram vereadores pelo município de Cotegipe: Severiano Crisóstomo, Joaquim Arruda e Armias Pereira de Matos, sem contar com outros anteriores a estes, como, Joaquim Miguel dos Santos Bonfim, Aprígio Crisóstomo Filho, Aylon Macedo, João Muniz de Souza, Salvador Gonçalves de Carvalho e José Antonio Borges. A força desses políticos foi decisiva para a emancipação política do município. Porém, antes de se tornar município, Riachão passou por uma tentativa de emancipação frustrada. Em1961, o primeiro plebiscito realizado foi negativo, e resultou em 45 votos contrários ao desmembramento do município. Em março de 1962, com uma manobra regida por João Muniz de Souza, foi realizado o segundo plebiscito, e desta vez a vitória foi praticamente unânime. Não se pode deixar de acrescentar que tudo isso aconteceu justamente por receio do então Coronel José Bernardino de Santana, conhecido por Cazuzeira, que comandava a região politicamente e era contrário à emancipação. Naquela época, a economia era regida pelo rio. O maior entrave para emancipação de Riachão das Neves era a disputa pelo porto de São José do Rio Grande, onde os negócios e toda economia aconteciam. Mas o tão sonhado dia pelo qual muitos lutaram incansavelmente chegou. Em 19 de julho de1962, através da Lei 1.731, de autoria do deputado estadual, Juarez de Souza, Riachão tornou-se município e Juarez de Souza-patrono.

Riachão das Neves é um lugar que concentra belas paisagens. São vistas que impressionam a qualquer um. A natureza, em muitos pontos do município, foi realmente generosa, pois, deu de presente para todos lindos rios, riachos e grutas.

Na extensão de mais de 05 mil Km² pode ser encontrado o Rio Grande, localizado no Distrito de São do Rio Grande, distante 27 km da sede de Rachão das Neves. É onde muita gente aproveita nadar, pescar e ficar bem à vontade às margens do rio.

No município, existe também o Rio Branco, que se distribui ao longo dos Gerais. Extenso e com águas encantadoras, chama a atenção. Na mesma direção dos Gerais estão alguns riachos, belos e com águas cristalinas.

Outro grande atrativo é a gruta de Sarapó, um lugar histórico, esculpido pela própria natureza e com marcas deixadas pelos antepassados. É onde são encontradas diversas pinturas rupestres, sinais de que pode ter sido habitado por vários anos pelos indígenas. Quem vê se impressiona por todo valor histórico e pela paisagem.

População 22.756 hab.
Área 5.673,018 km2
Bioma Cerrado
Fundada em 07/04/1963






COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,22,Angical,8,Bahia,408,Baianópolis,6,Barreiras,255,Boa noticia,34,Bom Jesus da Lapa,7,Brasil,496,Brasilia,4,Brejolandia,1,Buritirama,1,Canapolis,1,Catolândia,19,Celebridades,2,Cinema,20,Correntina,12,Cotegipe,1,Cristópolis,5,Economia,63,Educação,33,Entretenimento,95,Esportes,167,famosos,217,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,4,Golpes,1,governo,52,Guanambi,16,Humor,2,Ibotirama,5,internacional,186,Irecê,14,justiçá,226,LEM,17,Livros,6,Luis Eduardo Magalhães,29,Mundo,5,municípios,146,Muquém do sao Francisco,1,Oportunidades,30,Pesquisa,36,po,1,pol,1,Polemica,180,Polemicas,23,policia,90,Politica,1700,Religião,58,Riachão da Neves,64,Salvador,89,Santa Maria da Vitoria,7,Santa Rita de Cassia,6,Santana,1,São Desidério,2,Saúde&Bem Estar,7,Saúde&Bem-Estar,71,Sitio do Mato,1,Tabocas do Brejo Velho,1,Tecnologia,66,Tragedia,76,Turismo,43,Videos,50,Vitoria da Conquista,11,Wanderley,2,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: História do município de Riachão das Neves
História do município de Riachão das Neves
https://1.bp.blogspot.com/-QXIWkCHaBxY/YA9UVhSj8hI/AAAAAAAARMs/xC7Zrzk4BRgrtMPYZpXAAHSOykezuiQegCNcBGAsYHQ/s320/riachao-aerea1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-QXIWkCHaBxY/YA9UVhSj8hI/AAAAAAAARMs/xC7Zrzk4BRgrtMPYZpXAAHSOykezuiQegCNcBGAsYHQ/s72-c/riachao-aerea1.jpg
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2021/08/historia-do-municipio-de-riachao-das.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2021/08/historia-do-municipio-de-riachao-das.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar