Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

O amor da família é a base da civilização

 




Rebecca Roache, professora sênior de filosofia na Royal Holloway, University of London, escreve: “O desejo de ser biologicamente relacionado aos filhos, como o desejo de se associar apenas a um grupo racial, pode ter efeitos prejudiciais”.

Da mesma forma, o Dr. Ezio Di Nucci, da Universidade de Copenhagen, escreve: “A preferência por crianças com as quais alguém está biologicamente relacionado é moralmente ilegítima” e que a tendência de preferir os próprios filhos é um “vício moral”. Ele diz que é assim porque “no contexto do amor dos pais, as considerações biológicas são normativamente irrelevantes”.

Apesar dessas declarações de acadêmicos em torres de marfim, quase todos os pais de todo o mundo mostram uma “determinação apaixonada … de proteger e preferir seus próprios filhos”. Isso significa que todas as famílias da Terra estão infectadas com uma espécie de “racismo familiar sistêmico?” Esse parece ser o sentimento crescente, embora geralmente seja expresso em uma linguagem menos alarmante.


Mas a preferência quase universal pelos próprios filhos não é uma doença, um distúrbio, um sintoma de desigualdade ou um sinal de racismo. A maioria das pessoas chama isso de outra coisa – amor. E a maioria das pessoas acredita que é uma coisa boa. Na verdade, o amor de mães e pais tem sido historicamente o padrão pelo qual todos os outros tipos de amor são medidos.

É surpreendente que, quando vamos a um recital de piano, estejamos mais ansiosos para ouvir nosso próprio filho tocar? É chocante que, quando vamos a um jogo de futebol do colégio, esperamos que o treinador chame nosso filho do banco para dar o melhor de si? Não, estes não são sinais de racismo sistêmico ou desigualdade. Essas são exatamente as coisas que unem o mundo. Eles são o que fornece a quase todas as pessoas na terra sua própria seção de torcida e sistema de apoio.

Amar a todos

Mas por que isso deveria importar? Importa qual filho ou pai pertence a quem? Não devemos amar a todos? Não devemos amar a todos como a nós mesmos? Não é esse o grande objetivo? sim. Mas isso é uma tarefa difícil e leva muito tempo para aprender. Aprender a amar funciona melhor em grupos pequenos e coesos de pessoas que pertencem umas às outras. Os pequenos grupos de pessoas que praticamos para amar são nossas famílias. Com o tempo, quando percebemos que todas as pessoas no mundo são literalmente parte de nossa vasta família interconectada, amamos mais a todos porque aprendemos a amar algumas pessoas em nossas microfamílias primeiro.


Quando uma criança fica órfã ou é separada dos pais por algum motivo, uma sociedade justa trabalha para remediar essa situação de uma forma que seja no melhor interesse da criança. A adoção – embora raramente seja uniforme- muitas vezes oferece à criança a oportunidade maravilhosa de viver em uma família onde ela é reivindicada e amada, seguindo o padrão estabelecido pelo pertencimento e administração biológica.

Derrotando o Parentesco

Desde os dias de Platão, filósofos de muitos matizes argumentam que os pais não são nada de especial e que quem não é pai pode criar os filhos melhor do que sua própria carne e sangue. Na década de 1970, a autora Shulamith Firestone escreveu: “Uma mãe que passa por uma gravidez de nove meses provavelmente sentirá que o produto de toda aquela dor e desconforto‘ pertence ’a ela. … Mas queremos destruir essa possessividade”.

Em 2017, a defensora anti-casamento e feminista radical Merav Michaeli disse que a administração dos pais sobre seus filhos causou “dor contínua nas crianças” e propôs que as relações biológicas não fossem reconhecidas pelo estado, mas sim o estado deveria endossar acordos de custódia de crianças em que “ uma criança pode ter mais de dois pais; eles não têm necessariamente que ser seus pais biológicos ou os pais biológicos dela”.


Além disso, em 2019, a feminista Sophie Lewis disse que devemos “explodir noções de parentesco hereditário” e trabalhar para a “derrota do parentesco” generalizada. Ela também declarou que “bebês não pertencem a ninguém, nunca”, o que nega categoricamente a validade dos laços familiares.

Aqueles que desejam abolir ou denunciar os laços de mães e pais porque fomentam a possessividade ou o racismo de alguma variedade estão grosseiramente equivocados. Eles subestimam o poder da pertença familiar, a supremacia do serviço sacrificial e o projeto anatômico dos humanos que exige os dois.

A longa e árdua dedicação necessária para ajudar uma pessoa pequena e incapaz a se tornar uma pessoa grande e capaz é um componente-chave para o crescimento do amor. E amar o que pertence a você não é mau. É bom.

Um lugar de conexão, não de competição


A concepção e o nascimento nos conectam um ao outro inescapavelmente, forjando o que chamamos de relações familiares. Se este não fosse o caso e a vida fosse mais parecida com o romance clássico “O Senhor das Moscas”, no qual as pessoas são essencialmente lançadas do ar em uma comunidade em vez de nascerem em famílias específicas em uma comunidade, não haveria nenhuma discernível conexões entre pessoas. Os utopistas socialistas chamam isso de “igualdade”. O que isso traz é um caos cruel. Traz rivalidades ou alianças. Começar a vida de um lugar de neutralidade ou oposição em vez de conexão tem mais probabilidade de resultar em inimizade, animosidade, ódio e morte.

Felizmente, seja por um golpe de sorte ou pelo desígnio de Deus, os relacionamentos familiares afastam as pessoas de um lugar de conexão em vez de competição.

Os vínculos físicos entre pais e filhos garantem que todos partam de um lugar de pertença conectado e um posicionamento específico, o que lhes garante o melhor potencial possível de sobrevivência e de vivência do amor. O ódio ou a indiferença ainda são possíveis, mas a pertença inerente realizada pela formação de famílias inclina a balança a favor do amor.

Então, amar seu próprio filho é racista, “vício moral?” Bem, se uma nova mãe não se importasse mais com seu bebê recém-nascido do que com o bebê no quarto ao lado, o mundo – e os bebês nele – estariam em um mundo de dor. Na verdade, eu afirmo que tal mundo não poderia durar uma geração. O amor familiar não é racismo. É a base da civilização.




Este artigo foi publicado originalmente na MercatorNet.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste