Deputado umbandista é questionado por possível censura a culto e evangelização nas ruas

  Deputados afirmam que a medida pode resultar em uma futura proibição de pregação nos espaços públicos Um Projeto de Lei (PL) protocolado n...

 




Deputados afirmam que a medida pode resultar em uma futura proibição de pregação nos espaços públicos


Um Projeto de Lei (PL) protocolado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em 2018 voltou a tramitar neste ano e está causando polêmica no Legislativo fluminense, principalmente entre a base evangélica da Casa, por envolver uma questão sensível: a liberdade de culto. De autoria do deputado Átila Nunes (MDB), a medida afirma que visa “proibir o assédio religioso em ambientes públicos e privados no estado do Rio de Janeiro”.


Entretanto, de acordo com críticos da proposta, o projeto não deixa claro quais práticas religiosas serão proibidas e em que espaços públicos a lei será aplicada. Com isso, parlamentares como a deputada estadual Rosane Felix (PSD) questionam se tal fato não poderia resultar em uma proibição de pregação nas ruas, violando a liberdade de culto prevista na Constituição.

– Querem calar a nossa voz. Querem impedir a pregação nas ruas! Não vão conseguir! Enquanto eu estiver na política, lutarei em defesa da liberdade religiosa e da liberdade de se pregar o evangelho a toda a criatura – escreveu a parlamentar nas redes sociais.


Para tentar esclarecer os pontos previstos no projeto de lei, Rosane diz que chegou a apresentar emendas ao texto. Em seu perfil nas redes, a deputada disse que votará contra o projeto e ainda convocou os opositores da ideia a protestar contra a proposição, que deve ir à votação no plenário da Alerj na quarta-feira (15).


– Vamos nos mobilizar, pessoal! A sua presença na galeria da Alerj no dia da votação é importante. Envie mensagem aos deputados estaduais, pedindo o voto contrário ao PL 4.257/2018. Enquanto estivermos nessa terra, vamos fazer um trabalho de resistência ao que estão tentando nos impor! – completou.


Uma das críticas à medida foi motivada por uma postagem do próprio autor do projeto, Átila Nunes, nas redes sociais. No último dia 9, o parlamentar escreveu que “a escolha da crença é individual e não deve ser imposta por tentativas insistentes de conversão nos espaços públicos, privados, tampouco no portão da casa das pessoas”.

SOBRE O PROJETO

Protocolada em junho de 2018 pelo deputado Átila Nunes, a medida acabou sendo arquivada com o fim do mandato da legislatura anterior da Alerj, ao final de 2018. Com a eleição da nova legislatura, o projeto foi desarquivado em março de 2019 e passou a ser distribuído pelas comissões da Casa a partir de março deste ano.


No último dia 9 de dezembro, um texto substitutivo ao projeto original, apresentado por Átila, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Alerj. Na nova redação, os deputados estabelecem que “entende-se como assédio religioso a prática, o induzimento ou a incitação à discriminação ou [ao] preconceito”.


O texto destaca ainda que “o assédio religioso deverá ser combatido nos espaços públicos e privados, inclusive no ambiente de trabalho”, mas que “não atinge a liberdade religiosa do indivíduo em ostentar símbolos e realizar práticas devocionais, sem incomodar o próximo”.


COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,24,Angical,10,Bahia,435,Baianópolis,11,Barra,1,Barreiras,273,Boa noticia,37,Bom Jesus da Lapa,7,Brasil,549,Brasilia,4,Brejolandia,1,Buritirama,1,Canapolis,1,Catolândia,20,Celebridades,2,Cinema,25,Correntina,16,Cotegipe,1,Cristópolis,7,Economia,69,Educação,34,Entretenimento,116,Esportes,183,famosos,250,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,5,Golpes,1,governo,57,Guanambi,18,Humor,2,Ibotirama,6,internacional,212,Irecê,18,justiçá,229,LEM,17,Livros,8,Luis Eduardo Magalhães,29,Mansidao,1,Mundo,5,municípios,164,Muquém do sao Francisco,2,Oportunidades,37,Pesquisa,39,po,1,pol,1,Polemica,204,Polemicas,24,policia,95,Politica,1873,Religião,74,Riachão da Neves,91,Salvador,99,Santa Maria da Vitoria,9,Santa Rita de Cassia,7,Santana,1,São Desidério,4,São Felix do Coribe,1,Saúde&Bem Estar,7,Saúde&Bem-Estar,84,Sitio do Mato,1,Tabocas do Brejo Velho,1,Tecnologia,68,Tragedia,85,Turismo,45,Videos,52,Vitoria da Conquista,12,Wanderley,2,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Deputado umbandista é questionado por possível censura a culto e evangelização nas ruas
Deputado umbandista é questionado por possível censura a culto e evangelização nas ruas
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiTPzL9-v-FRiSMjfHyVX-8qIMQyUrcUgrdWGdctoOYlUDNmKzauk8TiyhHEgGdzgFeVhwBgC6HTJhF1B7jfeF2DjqT4P8G_yrO5sJLz1JMCWH6qYjmh8V4yCb3sUHkk60MxD7026IqUYDJEkI_freQngFn9VH3xC7ojDdTRkUrNnvnBYZB_o0uWKkY=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiTPzL9-v-FRiSMjfHyVX-8qIMQyUrcUgrdWGdctoOYlUDNmKzauk8TiyhHEgGdzgFeVhwBgC6HTJhF1B7jfeF2DjqT4P8G_yrO5sJLz1JMCWH6qYjmh8V4yCb3sUHkk60MxD7026IqUYDJEkI_freQngFn9VH3xC7ojDdTRkUrNnvnBYZB_o0uWKkY=s72-c
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2021/12/deputado-umbandista-e-questionado-por.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2021/12/deputado-umbandista-e-questionado-por.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar