Funcionário poderá mudar dia de folga por motivos religiosos

  Nesta quarta-feira, 8, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o texto que permite o fun...

 




Nesta quarta-feira, 8, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o texto que permite o funcionário mudar o dia de folga semanal por motivos religiosos. Por exemplo, ao invés de folgar no domingo, o trabalhador pode escolher o sábado como seu dia de descanso.


O Projeto de Lei (PL) aprovado determina que a mudança seja acordada junto ao empregador sem que o funcionário perca o direito ao ônus. Agora, o texto segue para apreciação no Senado Federal, a menos que exista algum recurso a ser analisado no plenário da Câmara dos Deputados.


É importante mencionar que, além de permitir a escolha do dia de descanso, o texto também possibilita que o funcionário compense o período não trabalhado através da realização de horas extras. Com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a qual sofre alterações pela proposta, todo trabalhador tem direito à folga semanal de 24 horas consecutivas aos domingos, com a possibilidade de acontecerem em outras datas somente por “conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço”.

Por esta razão, foi aprovado o texto substitutivo do relator, o deputado Orlando Silva, ao PL nº 3346, de 2019, do deputado Wolney Queiroz. Na oportunidade, Silva implantou o dispositivo que garante os mesmos direitos de credo aos servidores públicos.


É importante ressaltar que o relator também inseriu no novo texto, as mudanças sugeridas pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, como uma maneira de garantir ao empregado o direito de utilizar, no local de trabalho, qualquer adereço associado à crença dele, exceto na circunstância de alguma incompatibilidade ou impedimento legal justificável.


“São objetos que guardam em si simbolismos identitários de forte ligação ao credo de inúmeros trabalhadores e trabalhadoras, como é o caso do véu para as mulheres islâmicas, das guias de proteção para os praticantes de culto afrodescendente, do kipá para os judeus e do crucifixo para os católicos, como exemplo”, destacou o relator.


Na justificativa apresentada junto ao projeto original, o autor do texto, Wolney Queiroz, afirmou que a influência do cristianismo teve um papel crucial na transformação do domingo como dia de repouso semanal no Brasil. Ele ainda ressaltou que determinadas religiões como o judaísmo e o islamismo possuem dias distintos de culto.


Durante o debate na CCJ, a deputada Erika Kokay mencionou a situação dos adventistas do 7º dia, cuja religião não permite o exercício profissional aos sábados. Desta forma, o projeto permite que eles possam ter os sábados livres para que não descumpram os preceitos religiosos. Mas também deverão realizar o trabalho em outra data.


Dois pontos essenciais do texto também merecem atenção. Um deles determina que a ausência no trabalho por razões religiosas deve ser comunicada com antecedência ao empregador. Contudo, se o empregador não aceitar o pedido, o funcionário adquire o direito de rescindir o contrato sem sofrer nenhum prejuízo pelo tempo trabalhado, nem mesmo dos direitos assegurados.

Por fim, a proposta estabelece que a entrevista de emprego deve conter apenas perguntas relacionadas à qualificação, ao potencial, à técnica e à motivação do candidato. Assim, ficam vedados quaisquer questionamentos discriminatórios.

FONTE: BRASIL123.COM.BR

COMENTÁRIOS

Nome

Agronegocio,7,Agronegócio,24,Angical,10,Bahia,435,Baianópolis,11,Barra,1,Barreiras,273,Boa noticia,37,Bom Jesus da Lapa,7,Brasil,549,Brasilia,4,Brejolandia,1,Buritirama,1,Canapolis,1,Catolândia,20,Celebridades,2,Cinema,25,Correntina,16,Cotegipe,1,Cristópolis,7,Economia,69,Educação,34,Entretenimento,116,Esportes,183,famosos,250,famoss,2,Festas,3,Formosa do Rio Preto,5,Golpes,1,governo,57,Guanambi,18,Humor,2,Ibotirama,6,internacional,212,Irecê,18,justiçá,229,LEM,17,Livros,8,Luis Eduardo Magalhães,29,Mansidao,1,Mundo,5,municípios,164,Muquém do sao Francisco,2,Oportunidades,37,Pesquisa,39,po,1,pol,1,Polemica,204,Polemicas,24,policia,95,Politica,1873,Religião,74,Riachão da Neves,91,Salvador,99,Santa Maria da Vitoria,9,Santa Rita de Cassia,7,Santana,1,São Desidério,4,São Felix do Coribe,1,Saúde&Bem Estar,7,Saúde&Bem-Estar,84,Sitio do Mato,1,Tabocas do Brejo Velho,1,Tecnologia,68,Tragedia,85,Turismo,45,Videos,52,Vitoria da Conquista,12,Wanderley,2,Whatsapp,1,
ltr
item
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste: Funcionário poderá mudar dia de folga por motivos religiosos
Funcionário poderá mudar dia de folga por motivos religiosos
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg-qL-V90glDs0FbyeEm_u_XuZxo9lfol5M-hjH4loBmD45gP6rHrodLsGBFEtVNBcoaBmN76_CulIoBBH3RGdHN8j_AweR16pKRowK2MWCczTXNKnJ1DeqSRfoUfm256bY-7Vp6kV97GJTqSuhUhEbiiNFuNMd293OtTx4AqQnktpykTk8wjQfrVUm=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg-qL-V90glDs0FbyeEm_u_XuZxo9lfol5M-hjH4loBmD45gP6rHrodLsGBFEtVNBcoaBmN76_CulIoBBH3RGdHN8j_AweR16pKRowK2MWCczTXNKnJ1DeqSRfoUfm256bY-7Vp6kV97GJTqSuhUhEbiiNFuNMd293OtTx4AqQnktpykTk8wjQfrVUm=s72-c
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
https://www.vejaoeste.com.br/2021/12/funcionario-podera-mudar-dia-de-folga.html
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/
https://www.vejaoeste.com.br/2021/12/funcionario-podera-mudar-dia-de-folga.html
true
8061571385870599471
UTF-8
Carregou todos os artigos Não encontrei nenhum post VER TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS ARTIGOS Ver Todos Talvez você goste destas postagens C ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS ARTIGOS nenhum resultado. Voltar Para o Inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C para Mac) para copiar