Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

10 benefícios do limão para a saúde








O limão é uma fruta cítrica que, além de muita vitamina C, é um excelente antioxidante e rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o apetite e regular o intestino, sendo muito utilizado para temperar peixes, mariscos e frango. Além disso, a casca do limão e suas folhas contêm óleos essenciais que proporcionam o seu cheiro característico e podem ser usadas para fazer chá. 

O limão recém colhido possui contém cerca de 55% da quantidade diária necessária de vitamina C, que atua como um poderoso antioxidante e ajuda a melhorar o sistema imunológico, evitando doenças como a gripe e os resfriados, além de conter outros componentes antioxidantes, como polifenóis, limonoides e ácido cafeico. 


O limão, além de aumentar as defesas do organismo, pode ter outros benefícios para a saúde, como: 

1. Favorece a perda de peso 

O limão pode ajudar na perda de peso, já que possui poucas calorias e é rica em fibras, formando uma goma no estômago e diminuindo o apetite. Além disso, acredita-se que a vitamina C ajuda a desintoxicar o organismo e poderia acelerar o processo de oxidação das gorduras, o que pode favorecer o processo de perda de peso. 

Beber água com limão, sem açúcar ou adoçante, ajuda a limpar as papilas gustativas, diminuindo a vontade de comer alimentos doces, além de possuir efeito diurético, ajudando a combater a retenção de líquidos. 

2. Previne a prisão de ventre 

O limão ajuda a estimular o intestino por ser rico em fibras, o que favorece a passagem das fezes pelo trato gastrointestinal, tendo um melhor efeito quando consumido com água morna logo em jejum. 

3. Exerce efeitos gastroprotetores 

Um dos compostos ativos do limão é o limoneno, o qual foi demonstrado ter efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a bactéria Helicobacter pylori, além de prevenir o surgimento de úlceras estomacais e duodenais. 

4. Protege contra infecções 

Devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis. 

5. Melhora a aparência da pele 

Por ser rico em vitamina C, o consumo regular de limão promove a regeneração dos tecidos e a formação de colágeno, que é uma estrutura que dá firmeza e elasticidade à pele, acelerando a cicatrização das feridas. Além disso, é rico em compostos bioativos com propriedades antioxidantes, os quais previnem o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas. 


6. Diminui a pressão arterial 

O limão poderia ajudar a regular a pressão arterial, já que é rico em flavonoides que exercem um efeito inibitório na vasoconstrição das artérias, relaxando os vasos sanguíneos e melhorando, assim, o fluxo sanguíneo. Além disso, a vitamina C também tem sido relacionado com uma diminuição da pressão arterial. 

7. Previne a anemia 

O limão ajuda a prevenir anemia porque contém vitamina C, o qual favorece a absorção de ferro a nível intestinal, principalmente o ferro proveniente de origem vegetal. Para isso, é importante consumir os alimentos ricos neste mineral em conjunto com uma alimentação rica em vitamina C, incluindo o limão. 

8. Previne as pedras nos rins 

O ácido cítrico presente nos limões poderia ajudar a prevenir a formação de pedra nos rins, já que a urina é menos ácida. Além disso, exerce propriedades diuréticas que também ajuda a prevenir a formação de cálculos. 

9. Previne alguns tipos de câncer 

O limão contém diversos compostos bioativos como os limonoides e flavonoides que possuem propriedades anti-tumorais, anti-inflamatórios e antioxidantes que evitam a formação de radicais livres, induzem a apoptose e inibem a proliferação celular. 

10. Previne a acne 

Devido à propriedade antimicrobiana e anti-inflamatória do limão, é possível combater algumas bactérias que estão relacionadas com a formação da acne. 

Assista o vídeo seguinte e veja como aproveitar os benefícios do limão: 

Informação nutricional do limão 

A tabela a seguir indica a composição nutricional por cada 100 g de limão: 


Componentes 

Limão 

Suco de limão recém feito 


Energia 31 calorias  25 calorias 


Água 90,1 g 91,7 g 


Proteína 0,5 g 0,3 g 


Gordura 0,3 g 0 g 


Carboidratos 1,9 g 1,5 g 


Fibras 2,1 g 0 g 


Vitamina C 55 mg 56 mg 


Vitamina A 2 mcg 2 mcg 


Vitamina B1 0,04 mg 0,03 mg 


Vitamina B2 0,02 mg 0,01 mg 


Vitamina B3 0,2 mg 0,2 mg 


Vitamina B6 0,07 mg 0,05 mg 


Folatos 9 mcg 13 mcg 


Cálcio 26 mg 7 mg 


Magnésio 9 mg 7 mg 


Fósforo 16 mg 10 mg 


Potássio 140 mg 130 mg 


Ferro 0,5 mg 0,2 mg 


É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, o limão deve ser incluído em uma dieta equilibrada e saudável. 

Como utilizar 

A melhor maneira de obter todos os benefícios do limão é utilizar o suco, a polpa e a casca ralada, sendo essa última importante devido ao fato de ser na casca que são encontrados os óleos essenciais desse fruto. 

O suco de limão é importante ser consumido frio e logo que é feito, isso porque 20% da vitamina C é perdida após 8 horas, em temperatura ambiente, e 24 horas se na geladeira. 

No caso de consumir o limão para prevenir a anemia, é importante consumi-lo em conjunto com outros alimentos que sejam ricos em ferro, favorecendo a absorção desse mineral a nível intestinal. No caso do tratamento da acne, o ideal é beber 1 copo de suco de limão todos os dias pela manhã. 

Por ser bastante versátil, o limão também tem outras aplicações menos comuns, podendo ser utilizado para retirar gordura da pia ou do fogão, evitando também o desenvolvimento de microrganismos devido a sua acidez. 

Além disso, o óleo essencial de limão pode ser utilizado em difusores ou ambientadores para aromaterapia, perfumando e purificando o ar, principalmente nos casos de infecção respiratória. O seu aroma também pode ajudar a melhorar o humor, isso porque ao ser inalado estimula a noradrenalina, um neurotransmissor que exerce efeitos no cérebro. 

Receitas com limão 



Apesar de azedo, o limão é um ótimo ingrediente para preparar deliciosas sobremesas e sucos detox, como é indicado a seguir: 

1. Suco de limão com pera 

Este suco estimula a digestão e possui um efeito laxante que ajuda no tratamento da prisão de ventre, ajudando também a purificar e desintoxicar o organismo. 

Ingredientes: 

Suco de 1 limão; 

1 pera cortada em cubos; 

2,5 cm de raiz de gengibre fresca; 

Meio pepino cortado em cubos. 

Modo de Preparo: 

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva junto com alguns cubos de gelo. Este pode ser bebido todos os dia e de preferência logo pela manhã, em jejum. 

2. Chá com a casca de limão 

Este chá contém os óleos essenciais do limão que tem efeito purificante, além de ser delicioso para tomar depois de uma refeição, por exemplo. 

Ingredientes 

Meio copo de água 

3 cm da casca do limão 

Modo de preparo 

Ferver a água e depois adicionar a casca do limão. Tampar durante alguns minutos e tomar a seguir, ainda morno, sem adoçar. 

3. Limonada de morango 

Ingredientes 

suco de 2 limões 

5 morangos 

1/2 copo de água 

Modo de preparo 

Bater os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, sem adoçar. 

4. Suco de limão com laranja 

Ingredientes 

2 laranjas 

1 limão 

100 ml de água com gás 

Modo de preparo 

Espremer a laranja e o limão num espremedor de frutas e misturar esse sumo natural com a água com gás e tomar a seguir. Esta é uma ótima versão de refrigerante natural. 

Além disso, o limão impede a oxidação de outras frutas, podendo ser adicionado a outras frutas como maçã, pera, banana ou abacate, ou mesmo na salada de frutas, de forma a impedir a sua oxidação. 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste