Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Ilhéus tem crescimento de 57% no número de novas empresas

 




Mesmo com a pandemia da Covid-19, Ilhéus teve o melhor desempenho em 2021 no número de empresas criadas desde 2017, com 666 pessoas jurídicas constituídas e registradas na cidade pela Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), 57,45% a mais em relação a 2020.


Na visão da gestão municipal, o cenário de crescimento é resultado do trabalho em conjunto com o governo do Estado. “A atuação do nosso município de Ilhéus, na parceria com o governador Rui Costa para atrair investimentos públicos e obras estruturantes para a cidade, tem sido fundamental para Ilhéus experimentar o desenvolvimento econômico e o ambiente favorável para negócios, que hoje é uma realidade”, declarou o prefeito da cidade, Mário Alexandre.


Depois de divulgado o recorde histórico de 2016 a 2021, de cargas movimentadas no Porto de Ilhéus – onde somente no ano passado um total de 465.590 toneladas em produtos foram movimentados por trinta e dois navios de cargas, segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) –, a SDE confirma o cenário de desenvolvimento com base não só nos registros do número de empresas constituídas na Juceb, como também no saldo de empregos formais com a geração de novos postos de trabalho, em que segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), com o recente levantamento da SDE, incluídos, na apuração, os dados de dezembro do ano passado, Ilhéus teve um saldo de 2.154 novos postos de trabalho em 2021, com um estoque total de 27.318 empregos formais.


A titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município de Ilhéus (SDE), Soane Galvão, comemorou o resultado em um ano pandêmico. Para ela, além dos investimentos em infraestrutura, os incentivos fiscais concedidos para a chegada de investimentos privados e a ampliação dos negócios já existentes, também foi de fundamental importância para os resultados positivos.


“O desenvolvimento não acontece de uma hora para outra, pois é preciso um conjunto de ações harmonizadas para, gradativamente, os índices crescerem, e, assim, as melhorias refletirem no aumento da qualidade de vida da nossa população, com a geração de mais emprego e renda. Graças a Deus, todo o passo a passo tem sido feito com muito empenho para o crescimento econômico e de empregos na cidade”, disse.


O saldo também é crescente em razão da atuação da pasta junto a congressistas, complementa Soane, e explica: “Com a aprovação da PEC nº 10/2021 que tanto lutamos no Congresso Nacional, conseguimos a manutenção dos benefícios fiscais federais da Lei de informática para as empresas do Polo de Informática de Ilhéus e, com isso, a permanência dessas empresas na região e os 1.400 postos de trabalho gerados pelo segmento”, lembrou Soane.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste