Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Veja a diferença entre chácara sitio e fazenda




Antigamente, as determinações se a propriedade era uma chácara, estância, sitio ou fazenda se determinavam pelo seu tamanho em m². Veja abaixo as medias praticadas:

Chácara: área de terras de no máximo 5 alqueires. É a menor propriedade rural em relação às demais. Trata-se de uma área que contém uma casa principal (moradia), um galpão para criação de animais e um terreno onde se cultiva frutas e/ou legumes para comercialização. Mas em algumas regiões do país, essa propriedade rural também é utilizada com o propósito de recreação nos fins de semana e feriados.

Sítio: área de terras que varia entre 5 e 40 alqueires. Em geral, o sítio é uma propriedade de área modesta, tanto usada para a lavoura como para o lazer. Hoje, quem possui um sítio normalmente possui uma casa na cidade. Por isso, é mais frequentado nos fins de semana, feriados ou férias por pessoas que buscam tranquilidade e um maior contato com a natureza. Mas isso não é regra, pois há regiões onde o sítio é uma área utilizada para plantação e criação de animais como forma de sustento para muitas famílias rurais.

Fazenda: área de terras superior a 40 alqueires. No Brasil existem fazendas na casa dos milhares de alqueires. Em síntese, uma área denominada como fazenda é uma propriedade rural destinada à prática da agricultura, piscicultura e pecuária. Por isso, possui várias estruturas, sendo considerada a maior em comparação com as outras. Além da casa da fazenda, pode haver áreas específicas para criação de gado, criação de peixes e/ou cultivos diversos, podendo chegar a milhares de hectares.

Sendo que cada alqueire possui 2,42 hectares e cada hectare corresponde a 10.000 metros quadrados.

Hoje em dia, para cada região do Brasil há denominações diferentes, com a inclusão, por exemplo, de rancho, roça, colônia. Isso varia bastante porque o Brasil é imenso e a pluralidade de culturas faz com que isso fique concentrado em cada região.

No estado de São Paulo, por exemplo, um rancho é uma área localizada na beiro do rio, onde as pessoas normalmente constroem casas para passar os finais de semana. Grandes áreas são chamadas de roça no estado de Minas Gerais.

Medições de terra no Brasil

Talvez por isso, hectare tem sido a medida mais usada nos tempos atuais, pois não é fácil decorar todos os modelos de medidas que são aplicados em diferentes regiões do país.

Caso precise especificar, transforme o hectare na medida necessária, conforme tabela abaixo:



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste