Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

7 passagens da Bíblia para edificar sua família

 



Um forte hábito preservado pela família cristã é o “culto doméstico”. Confira passagens bíblicas que mostram o valor das famílias para Jesus

Por Victor Rodrigues

Um forte hábito preservado pela família cristã é o “culto doméstico”. Dessa forma, pais, mães e filhos se reúnem ao redor da mesa, abrem a Palavra de Deus e compartilham versículos para edificação uns dos outros.

Antes de mais nada, a leitura bíblica pode contribuir para o amadurecimento de fé do casal e da família como um todo. Por isso, sete passagens irão fortalecer e contribuir para o seu “culto doméstico”. Está lançado o desafio, agora é só abrir a Bíblia e reunir a família!
Esse é um hábito pertinente e comum na família cristã, ainda que nestes dias de tanto avanço tecnológico e avanço das redes sociais, este hábito precisa ser resgatado.
Jesus e sua família

Muitos textos bíblicos sugerem o modo de relacionamento entre Jesus com seus pais e seus irmãos. Logo, passagens como essa de João 2:1-11 pode ser utilizadas no culto familiar.

No texto, percebemos a presença de Maria no ‘Primeiro Milagre de Jesus’. “E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho” (João 2:3).

Em conclusão, a maneira como Jesus honrou os pais é um modelo a ser seguido pelos filhos de hoje. Além disso, mesmo quando estão distantes fisicamente, é sempre importante para os pais estarem próximos à Deus, em oração pelos filhos.
O filho pródigo

A Parábola do “Filho Pródigo” conta a história de um pai que possuía dois filhos. Em certa altura da vida, o filho mais novo do homem pede ao pai a sua parte na herança e parte para terras distantes gastando tudo o que tem em pecados e perdições, sem pensar no dia de amanhã em em Lucas 15:11-32.

Após desperdiçar os bens que ele mesmo reivindicou, o pai recebe-o de volta de braços abertos e oferece-lhe um banquete. Assim também, é sempre importante lembrar que a reconciliação deve fazer parte do ambiente familiar.

“Sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo”. (Efésios 4. 32)
Cura de um cego de nascença

Jesus e seus discípulos passaram por um homem que era cego de nascença em João 9:1-9. No entanto, os discípulos questionaram ao Mestre a condição de saúde do homem, mas receberam uma instrução poderosa.

“Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.” (João 9:3).

Jesus cuspiu no chão, misturou saliva na terra e passou nos olhos do homem. O cego lavou o rosto, e voltou a enxergar. Logo, sempre há tempo para Deus realizar seus milagres no meio das famílias.
As irmãs Marta e Maria

Marta, irmã de Maria, foi exortada por Jesus porque estava sempre ocupada com os afazeres em Lucas 10:38-42.

“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. (Lucas 10: 41-42).

Por outro lado, em busca de estar próxima das irmãs de Lázaro e buscar o relacionamento mais íntimo Jesus deixou-se ser servido por elas. Aqui há uma grande lição, da importância de cultivar o relacionamento com Deus e com o próximo no meio da família.
Disputa pela herança

Na passagem bíblica, o jovem pede a Jesus para interceder para que seu irmão divida a herança de que é direito. No entanto, Jesus fez uma advertência quanto a avareza que está em Lucas 12:13-34.

“E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança” (Lucas 12:13).

A partir deste momento Jesus emitiu um diagnóstico do perigo de confiar apenas nas riquezas, e o cuidado que devemos ter com a avareza. “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” (Lucas 12:15).
Uma mãe aflita

Muitas pessoas buscam a Deus apenas no momento da dor. No entanto, ao contemplar o desespero da filha, a mulher cananeia clamou ao mestre Jesus em Marcos 7:24-30.

“Ó mulher, grande é a tua fé! Que te seja feito como queres! Pelo que disseste, vai: o demônio saiu da tua filha”.

Dessa forma, ela pode contemplar os milagres e o poder de Deus na vida da sua família, além de receber sua filha curada. Logo depois desse momento sua filha ficou curada.
O pedido de uma mãe

O amor entre Jesus e seus discípulos contagiava a todos, inclusive os pais deles. A mãe de Tiago e João, por exemplo, tinha uma grande empatia por Jesus e certa vez lhe fez um pedido especial.

Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e, prostrando-se, fez-lhe um pedido. “O que você quer? “, perguntou ele. Ela respondeu: “Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda”. (Mateus 20:21-22).

Esta é uma passagem importante, para lembrarmos que os pais, que sempre querem o melhor para os filhos, precisam sempre estar clamando ao Rei dos Reis Jesus, e pedindo para que os filhos venham ter experiências com Deus.








Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste