Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Livros digitais inovam em diversão e aprendizagem das crianças

 




A literatura infantil digital oferece, atualmente, diversos tipos de mediação de obras digitais para as crianças. Ler uma história e decidir qual é o destino do protagonista ou interagir com o cenário são umas das opções oferecidas.


Diferentes de um e-book, os livros digitais têm recursos interativos de texto, efeitos sonoros, animações e gestos do leitor, possibilita uma experiência que compreende a visão, a escuta, a fala, a criatividade, a coordenação motora, entre outros.

A oferta desses livros tem se tornado mais popular como surgimento de aplicativos e plataformas de leitura. A Estante Digital, do Itaú Social, por exemplo, disponibiliza 22 títulos com recursos interativos, trilha sonora e animações.

Alguns aspectos importantes para realizar uma boa mediação de literatura digital e promover uma experiência rica com a criança:

- Preparação: antes de tudo, o mediador de leitura precisa conhecer a história e fazer uma leitura prévia, a fim de conhecer seus recursos multimídias, identificar as potencialidades do texto e os desafios que a obra traz;

- Interatividade: o mediador precisa estar atento para aproveitar ao máximo as oportunidades e recursos que a literatura digital disponibiliza, possibilitando uma maior imersão na história;


- Escuta ativa: é preciso proporcionar momentos de trocas entre a criança e quem faz a mediação, possibilitando que a leitura favoreça laços afetivos e amplie os sentidos;


- Praticar conversa: é fundamental estimular o diálogo, o prazer e a brincadeira entre as crianças com os mediadores e com a obra;

- Livre expressão: durante a leitura, a criança deve ser acolhida para que se sinta livre para expressar os efeitos provocados pela experiência literária.

Curso

Com a proposta de explorar a potencialidade da literatura digital, o Itaú Social lançou a formação “Mediação de literatura infantil digital”. O conteúdo apoia a mediação de leitura do adulto para e com a criança de forma acolhedora, significativa e segura para a criança. O curso é gratuito e está disponível no site polo.org.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste