Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Abilio Diniz: empresário do varejo no Brasil deixa fortuna bilionária



Um dos empresários mais influentes do Brasil nos últimos tempos, Abilio Diniz morreu na noite deste domingo (18), no hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória. Aos 87 anos, ele deixou uma fortuna bilionária.


De acordo com a Forbes, Abilio Diniz acumulava uma fortuna de US$ 2,4 bilhões (R$ 11,9 bilhões na cotação atual), ocupando, em agosto de 2023, a posição 1.272 no ranking global de pessoas mais ricas do mundo.

Um dos líderes do varejo brasileiro, Diniz se destacou após consolidar o Grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai, Valentim Diniz.
Conheça trajetória de Abilio Diniz

Abilio dos Santos Diniz nasceu em 28 de dezembro de 1936, na capital paulista. Foi o primeiro de seis filhos do casal Valentim e Floripes Diniz. Começou a trabalhar na doceria do seu pai, que já levava o nome de Pão de Açúcar.

Em 1956, formou-se na segunda turma da graduação em Administração na recém-criada Escola de Administração de Empresas da FGV. Recém-formado, liderou o projeto de implantação do primeiro supermercado Pão de Açúcar, inaugurado em abril de 1959, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo.

Em 1960, casou-se com Auriluce. O casal teve quatro filhos: Ana Maria, João Paulo, Pedro Paulo e Adriana. Em 2004, Abilio Diniz se casou com Geyze Marchesi, com quem teve os filhos Rafaela e Miguel.

Em 1965 foi para os EUA estudar Marketing na Universidade de Ohio e economia na Universidade Columbia, em Nova York. Ao retornar ao Brasil, o Grupo criado pelo pai já era a maior rede varejista do País. Em seguida, já na década de 70, após adquirir a Eletroradiobraz, viu o Pão de Açúcar tornar-se a maior varejista da América Latina.

O Grupo seguiu fazendo aquisições, expandiu seus negócios para fora do Brasil e se consolidou como líder do varejo durante anos.

Na vidada dos anos 80 para os 90, três situações traumáticas marcaram a sua vida.
O primeiro deles foi a crise familiar que envolveu Abilio Diniz e seus irmãos na sucessão do Pão de Açúcar. Aliás, essa situação só se resolveu em 1994, quando Abilio Diniz teve garantido o controle da companhia em um acordo assinado por todos.

O segundo fato traumático foi o sequestro do próprio empresário. Em dezembro de 1989, Abilio Diniz passou sete dias em cativeiro, em um cubículo subterrâneo. De acordo com o site do empresário, a experiência traumática “eliminou da sua mente a crença de ser um homem inatingível e indestrutível”.

A terceira delas? a quase falência do Pão de Açúcar em 1990. Após a crise, em 1995, Abilio Diniz abriu o capital do Grupo na Bolsa de Nova York para, quatro anos depois, estabelecer a sociedade entre o Pão de Açúcar e o grupo francês Casino.

Em 2009, o GPA adquiriu a rede Ponto Frio, segunda maior rede de varejo de eletrodomésticos do país. Posteriormente, em dezembro, juntou-se com a Casas Bahia e, em pouco tempo, dobrou de tamanho e o valor de mercado.

A história de Abilio Diniz com o GPA terminou em 2013, quando ele deixou o Grupo, depois de 54 anos.
Abilio Diniz deixa GPA e mira outras redes

Em 2013, logo após deixar o Grupo, foi convidado pela gestora de investimentos Tarpon para assumir a presidência do Conselho de Administração da BRF.

Cinco anos depois, o empresário envolveu-se no escândalo da operação Carne Fraca, em que Investigações da Polícia Federal apontaram que fábricas da BRF eram suspeitas de fraudar laudos relacionados à presença de salmonela em alimentos para exportação a 12 países.

No mesmo ano, Diniz decidiu deixar a presidência do Conselho de Administração da BRF. Na decisão pesaram principalmente o escândalo da operação Carne Fraca e a instabilidade do mercado financeiro.

Além do Pão de Açúcar, também se destacou como empreendedor e foi acionista do Carrefour Brasil, ocupando a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil, além de integrar o board do Carrefour mundial, sendo um dos maiores acionistas.

A Península, a empresa de participações da família Diniz, é atualmente o segundo maior acionista do Carrefour. Detém 8,4% de participação e 13,73% do capital votante — à sua frente somente a família Moulin. Abilio era o presidente do conselho da Península.
Amante dos esportes

Apesar de ter feito toda sua carreira no mundo varejista, o torcedor fanático do São Paulo era um apaixonado por esportes. Até fazer suas recentes cirurgias no joelho, tinha uma rotina dura, de quase duas horas diárias de exercícios com peso e corridas na esteira.

Abilio era conhecido por dar conselhos sobre longevidade, cuidados com a saúde e sugestões de rotinas de exercícios a seus interlocutores, como políticos, jornalistas ou funcionários.

Abilio Diniz teve seis filhos, dezoito netos, além de bisnetos. O filho caçula, Miguel, nasceu em 2009, quando o empresário tinha 72 anos. Ele também enfrentou uma tragédia pessoal com a morte do filho João Paulo, aos 58 anos, em 2022.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste