Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

10 marcas de chocolates baianas que você precisa conhecer

 





O chocolate é uma tradição do território baiano e alguns dos melhores representantes dessa cultura estão nas cidades do Sul do Estado, localizadas na bela região da Costa do Cacau. A equipe da Mais Gente esteve no 20º Chocolat Festival, evento gastronômico que reúne chefes, empreendedores e amantes do cacau, e selecionamos 10 marcas de chocolate baianas que você precisa conhecer.

Com uma cadeira produtiva que abrange do plantio a comercialização dos produtos cacaueiros, as empresas selecionadas destacam-se pela qualidade dos produtos, produção responsável e atestado compromisso socioambiental. As marcas oferecem variedade de produtos como barras, nibs, bebidas e opções inclusivas para veganos, celíacos e diabéticos.

Além disso, inovam na combinação de sabores – com grãos, nozes, frutas e diferentes métodos de fabricação em sua produção – e na estética dos produtos, criando uma experiência singular e multissensorial. São chocolates com poucos ingredientes em suas fórmulas e que conservam os nutrientes da matéria prima, proporcionando o melhor da experiência gustativa.

Ficou com água na boca? Confira abaixo os destaques selecionados:

1- CHOR CHOCOLATE DE ORIGEM

Criada em 2013 em Ilhéus pelo casal Marco e Luana Lessa, a marca utiliza amêndoas selecionadas de cacau da região, sendo 100% bean to bar e promete “uma viagem do cacau ao prazer”. Distribuem em toda a Bahia e enviam para todo o Brasil, além de exportarem suas barras para comercialização em Portugal.

Destaque do dia: barra de chocolate “Bahia Terra da Felicidade” 55%, ganhadora do Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021 em Paris.

Para mais informações: @chorchocolate

2- VAR CHOCOLATES

Var Chocolates é uma empresa tree to bar da região sul da Bahia. Toda produção é feita regionalmente com o cacau da Fazenda Lajedo do Ouro, que já realiza produção há mais de 80 anos. Apresenta chocolates de diversas porcentagens com o diferencial do tipo de fruto, podendo este ser Catongo, Forasteiro Amazônico ou Trinitário.

Destaque do dia: chocolate drageado em formato esférico sabor capuccino e amêndoa ao chocolate branco

Para mais informações: @varchocolates

3- NATUCOA

A Natucoa surgiu em 2019 e parte do conceito da natureza, simplicidade, saúde e sustentabilidade. É a marca de chocolates finos da Coopessab e tem sua sede em Ilhéus. Possui variedade de chocolates e outros produtos como diferentes tipos de cacau em pó, licores e geleias. A apresentação do produto é um destaque, possuindo embalagens bonitas e criativas.

Destaque do dia: cerveja “Cabruca” com nibs de cacau e rapadura.

Para mais informações: @natucoachocolate

4- ALIANÇA CHOCOLATES ARTESANAIS

A marca segue a linha bean to bar e fabrica chocolates a partir de 50%, partindo de uma rigorosa seleção de amêndoas originárias da fazenda Aliança, localizada nos municípios de Ubatã e Ibirapitanga.

Destaque do dia: chocolate 70% com grãos torrados de café

Para mais informações:@aliancachocolates



5- BENEVIDES CHOCOLATES FINOS

A marca de Itabuna tem 4 anos e é um negócio familiar coordenado pela chocolatier Leilane Benevides. De produção bean to bar, combina o chocolate com uma diversidade de sabores como jaca, coco, sapucaia, cupuaçu, limão siciliano e pimenta.

Destaque do dia: chocolate da “Linha Sensações” sabor Canjica Baiana

Para mais informações: @benevideschocolates



6- CONJUNTO ESTRELA GUIA

Fazenda produtora de cacau orgânico há mais de 20 anos, localizada em Itajuípe, que preza “cuidar da saúde do consumidor e do Planeta Terra”. Segue a produção tree to bar em sua linha de derivados de cacau. Em 2019 a amêndoa de cacau da Conjunto Estrela Guia foi premiada entre as 8 melhores do Brasil.

Destaque do dia: amêndoa de cacau caramelizada com leve camada de açúcar de coco

Para mais informações: @conjestrelaguia

7- CACAULIER

Empresa de netos de cacauicultores que fabrica produtos artesanais desde 1997, na Fazenda São Lucas em Coaraci. Além dos chocolates de 50% a 80%, contam bombons, nibs, mel de cacau, cacau em pó, geleias e licores entre seus produtos.

Destaque do dia: cocada de cacau

Para mais informações: @cacaulieroficial

8- JUPARÁ

Utilizando matéria prima de Ilhéus, a Jupará tem como missão produzir chocolates bean to bar e outros derivados de cacau, feitos artesanalmente com amêndoas de cacau fino, cultivadas de forma sustentável e com responsabilidade socioambiental.

Destaque do dia: chocolate branco com nibs de cacau

Para mais informações: @juparachocolates

9- FAZENDA SAGARANA

Homônima do romance de Guimarães Rosa, a Fazenda Sagarana produz chocolates a 12 anos em Coaraci. Porém, a exportação do cacau da família data de 1888 e já passou por três gerações. Justiça social, respeito à natureza, valorização da cultura local e excelência no manejo do cacau são suas regras imperativas. Já foi fornecedor de cacau para os chocolates Bonnat, da França.

Destaque do dia: bebida mel de cacau

Para mais informações: @chocolatessagarana

10- FAZENDA CRUZEIRO DO SUL

A Fazenda Cruzeiro do Sul fica localizada em Uruçuca e produz cacau desde 1910. Suas amêndoas possuem os certificados Orgânico e Biodinâmico e são voltadas para produção de barras de chocolate que variam de 60% a 85%. Possuem os sabores: puro, ao leite de cabra, ao leite de coco, cacau com cupuaçu, menta com nibs e laranja com tangerina.

Destaque do dia: chocolate ao leite de cabra

Para mais informações: @chocolatecruzeirodosul

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste