Bolsonaro será 1º presidente a disputar reeleição em ‘chapa pura’

 



O presidente Jair Bolsonaro (PL) será o 1º chefe do Executivo a disputar a reeleição com uma “chapa pura”, aquela formada por nomes do mesmo partido. Escolhido como o número 2 da chapa, o general Walter Braga Netto se filiou ao PL em março. As informações são do site Poder360.

Bolsonaro também será o 1º desde 1998, quando a reeleição foi permitida, a trocar o candidato a vice-presidente antes de tentar se manter no poder por mais 4 anos. Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, do PT, repetiram os nomes de seus vice-presidentes quando disputaram o 2º mandato. O atual vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), deve disputar cargo no Senado pelo Rio Grande do Sul.

Bolsonaro também é o 1º chefe do Executivo a trocar de partido entre uma eleição e outra. Uma troca do tipo já havia ocorrido para o cargo de vice: José Alencar, segundo nome na chapa de Lula, trocou o PL pelo PRB ao disputar mais um mandato. Além do PL, Bolsonaro já foi filiado a outros 8 partidos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem