OMS declara varíola dos macacos emergência global de saúde

 



Doença foi classificada no mais alto nível de alerta da organização neste sábado pelo diretor-geral Tedros Adhanom

A OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou neste sábado (23.jul.2022) emergência global de saúde por conta da varíola dos macacos. Este é o nível mais alto de alerta da organização.


“Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional” disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. Ele ainda afirmou que a doença “representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional”, mas, que com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto do vírus


A decisão vem depois de o Comitê de Emergência da organização não chegar a um consenso. Eles discutiram o tema durante 1 mês.

Assista ao anúncio do diretor-geral da OMS (1min1s).


Segundo o Our World in Data, foram confirmados 15.510 casos no mundo até 5ª feira (21.jul).

No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou na 6ª feira (22.jul.2022) 607 casos de varíola dos macacos no Brasil. O governo federal afirmou que mantém contato direto com os órgãos regionais de saúde para monitorar e rastrear casos da doença.

Em nota enviada ao Poder360, o ministério informou que 13 Estados e o Distrito Federal confirmaram casos da doença. São Paulo lidera o número de infectados pela doença, com 438 casos, seguido pelo Rio de Janeiro (86) e Minas Gerais (33).

LEIA SOBRE A DOENÇA
O Poder360 preparou uma reportagem para explicar a doença. Leia este texto para entender sintomas, tratamentos, prevenção, histórico e orientações sobre a varíola dos macacos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem