Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

11 benefícios da beterraba para a saúde




A beterraba é uma raiz que tem um sabor ligeiramente doce e pode ser consumida cozida ou crua em saladas, ou em forma de suco. Essa raiz possui diversos benefícios para a saúde, pois é rica em antioxidantes e está associada com a prevenção de alterações e degenerações celulares, ajudando a prevenir o câncer e o surgimento de algumas doenças doenças crônicas.

Esse vegetal é rico em vitamina C, carotenoides, compostos fenólicos e flavonoides. Além disso, contém um composto de pigmentação conhecido como betalaína, o que garante a cor escura característica, e é uma substância rica em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias.

Os principais benefícios que a beterraba poderia trazer para a saúde são:

Diminui a pressão arterial, pois contém nitratos que ajudam relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea;

Melhora o rendimento do treino, já que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, permitindo que mais nutrientes cheguem aos músculos;

Fortalece o sistema imune, pois contém vitamina C e A e zinco, composto que aumentam a produção das células de defesa do organismo;

Previne e combate anemia, por conter ferro e vitaminas do complexo B e vitamina C;

Mantém a saúde dos músculos, pois contém potássio e cálcio, que são importantes para a manutenção de fibras musculares saudáveis;

Protege o sistema nervoso, por ser rica em vitamina B1 e B2;

Previne o envelhecimento precoce, já que contém elevados níveis de vitamina C, A e betalaínas, que funcionam como potentes antioxidantes e ajudam a proteger as células do dano oxidativo causado pelos radicais livres;

Controla o colesterol e protege o coração, porque contém antioxidantes e e fibras, principalmente celulose, que ajudam a reduzir da absorção de colesterol no intestino;

Previne o câncer, porque contém não só vitamina C e A,mas também outros antioxidantes, como betalaína, que evitam os danos causados pelos radicais livres às células, além de possuir propriedades anti-inflamatórias. Além disso, também proporcionam um efeito antiproliferativo, prevenindo o câncer de mama, fígado, cólon e bexiga;

Mantém a saúde dos olhos e previne cataratas, pois contém vitamina A que é importante na manutenção da saúde ocular;

Previne problemas no fígado e nos pulmões, já que evitam o dano oxidativo das células hepáticas, podendo ter benefício em caso de hepatite, câncer de fígado e para evitar o acúmulo de gordura no fígado.

Além disso, a beterraba poderia também ajudar a manter a saúde do cérebro, já que melhora o fluxo de sangue no cérebro e diminui o risco de alteração cognitiva.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de beterraba crua e cozida.


Informação nutricional

Beterraba crua

Beterraba cozida


Energia 23 kcals 23 kcals


Carboidratos 3,5 g 3,4 g


Proteínas 1 g 1 g


Gorduras 0 g 0 g


Fibras 2,6 g 2,5 g


Vitamina A 3 mcg 20 mcg


Vitamina B1 0,04 mg 0,03 mg


Vitamina B2 0,02 mg 0,02 mg


Vitamina B3 0,2 mg 0,2 mg


Vitamina B6 0,04 mg 0,03 mg


Folatos 110 mcg 67 mcg


Vitamina C 15 mg 12 mg


Ferro 0,8 mg 0,7 mg


Potássio 340 mg 290 mg


Magnésio 19 mg 16 mg


Cálcio 17 mg 16 mg


Zinco 0,4 mg 0,4 mg


É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, a beterraba deve ser incluída em uma dieta equilibrada e saudável.

Como consumir

A beterraba pode ser consumida em saladas cruas, cozidas ou em sucos, sendo ideal consumi-la na forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando colocado em temperaturas elevadas.

Para obter os benefícios da beterraba, pode ser consumido cerca de 250 mL de suco de beterraba diariamente, sendo importante ter em conta que as pessoas com pedras de oxalato de cálcio nos rins devem evitar o seu consumo excessivo, assim como pessoas diabética, já que possui índice glicêmico moderado.

Algumas receitas que podem ser preparadas com a beterraba são:

1. Suco de beterraba e abacaxi

Ingredientes

Meio pepino;

Uma rodela de abacaxi;

80 gramas de beterraba crua;

Suco de meio limão;

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber gelado.

Uma ótima receita rica em ferro para combater a anemia é o refogado de folhas de beterraba, pois elas são ricas em ferro não-heme, que é um elemento muito importante para o sangue.

Mas para que este ferro seja realmente absorvido pelo organismo, deve-se consumir alimentos fontes de vitamina C na mesma refeição. Por isso, junto ao refogado de folhas de beterraba, tome 1 copo de suco de laranja, acerola ou coma 10 morangos como sobremesa.

2. Refogado de folhas de beterraba

Ingredientes

400 g de folhas de beterraba;

1 cebola picada;

1 folha de louro;

1 dente de alho;

2 colheres de azeite;

pimenta à gosto.

Modo de preparo

Faça um refogado com a cebola, alho e o azeite e depois acrescente os outros ingredientes, deixando-os ferver por alguns minutos. Para amolecer as folhas acrescente um pouco de água e deixe cozinhar.

Embora a beterraba seja um vegetal muito rico em Ferro, as suas folhas são ainda mais ricas neste nutriente e também em fibras que colaboram para um boa digestão e funcionamento do intestino.

Este refogado fica muito saboroso também com as folhas da couve flor, do brócolos ou da cenoura.

3. Salada de beterraba

Uma boa forma de consumir a beterraba é preparar uma salada com a beterraba crua. Basta lavar e descascar a beterraba e a seguir ralar. Pode-se acompanhar com folhas verdes e tomate, temperando com sal de ervas, azeite e suco de limão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste