Filme sobre mulheres de Salvador ganha exibições gratuitas

 




Um retrato do olhar de mulheres negras sobre a Salvador Mulher. Essa é a principal abordagem do filme "Soteropolitanas", um registro documental e poético de 25 minutos que apresenta, através de depoimentos, poemas, imagens e música, a importância da mulher na construção de Salvador. A obra será exibida gratuitamente a partir desta quarta-feira, 27, até a sexta-feira, 29.

O filme é baseado em um poema escrito pelas mãos de várias mulheres de Salvador, especialmente de mulheres pretas. A produção é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e faz parte das comemorações pelo 25 de julho.

A obra conta com oito protagonistas com diferentes idades e trajetórias. "Esse filme fala sobre a ideia dessa Salvador Mulher, que pariu tantos talentos e abriga tantos outros. Uma Salvador Mulher que atua e luta para a construção dessa sociedade igualitária e humanitária, sobretudo nesse mês, que é o Julho das Pretas. São temáticas importantes que nos atravessam e reverenciam nossa própria ancestralidade, fala sobre ser mulher nessa sociedade, ser uma mulher preta e a diversidade de existências dessas mulheres. Trata de como nós, mulheres, somos parte da criação e do desenvolvimento dessa de Salvador", explica Keyti Souza, produtora Executiva da obra.

"Salvador é a grande matriarca negra brasileira. Do ventre fértil da Roma Negra é gerada a negritude em toda a sua riqueza e diversidade cultural. Soteropolitanas é uma justa homenagem às várias mulheres negras de Salvador", define o Gerente de Equipamentos Culturais da FGM, Chico Assis.

Soteropolitanas terá exibição gratuita nos Espaços Boca de Brasa e Casa do Benin, geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) apoiadores do projeto e ficará disponível nas redes sociais da FGM e do Grupo Têm Dendê.

O filme é uma realização da Lima Comunicação em uma coprodução da Papa Jaca Filmes e Têm Dendê Produções.

Confira a programação:

- 27/07 QUA, 18h - Casa do Benin (Pelourinho)

- 28/07 QUI, 19h - Espaço Boca de Brasa Cajazeiras

- 29/07 SEX, 15h - Espaço Boca de Brasa Céu de Valéria

- 29/07 SEX, 19h - Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem